6 ideias para criar um jardim pequeno

16 de agosto de 2019   |   Leitura 4 min 6 ideias para criar um jardim pequeno

Jardins são espaços agradáveis em que as pessoas podem apreciar a natureza, descansar, relaxar e ter momentos agradáveis com a família e com os amigos. Com todas essas possibilidades, o ambiente traz mais bem-estar e saúde para os moradores.

 

Há quem pense que não é possível ter um espaço com plantas na cidade ou em imóveis mais compactos. Saiba que isso não é verdade. É possível, sim, ter jardins menores em casas e apartamentos, basta usar a criatividade para construir um ambiente aconchegante e bem confortável — até mesmo transformando e reaproveitando espaços mal utilizados.

Neste post, veja  6 ideias para criar um jardim pequeno na sua casa.

Como criar um jardim pequeno

Antes de tudo, avalie o espaço que você tem disponível e pense nos seus objetivos. A sua casa tem áreas abertas ou o seu jardim ficará dentro do imóvel? Você deseja ter um jardim decorativo ou espera praticar alguma atividade no ambiente? Leve essas questões em consideração para encontrar as melhores soluções entre as dicas a seguir.

  1. Decoração vertical

Em espaços pequenos, aproveitar as paredes é uma excelente forma de decorar o ambiente sem prejudicar o seu uso. Você pode optar por grades ou painéis de madeira, como os de pallet. Eles ajudam a decorar o jardim, pois podem ter cores diversas, e ainda servem como suporte para plantas e outros itens decorativos.

Nos painéis, é possível construir jardins e hortas verticais, que trazem cores vivas ao ambiente sem ocupar uma grande área. Assim, você pode colocar outras coisas no centro do espaço e aproveitá-lo de outra forma.

  1. Móveis de madeira

Se o seu jardim for um local em que você quer passar tempo com a família ou os amigos, ter móveis como cadeiras e mesas é fundamental. Móveis de madeira têm alta durabilidade e uma estética autêntica, que traz elegância e a sensação de um espaço mais aconchegante. Ou seja, eles são perfeitos para o jardim!

Você também pode se aventurar em novos projetos e começar a fazer os seus próprios móveis. Os pallets, por exemplo, são peças muito versáteis, que podem se transformar em objetos variados.

Se quiser um ambiente ainda mais aconchegante, invista em itens como poltronas e bancos. Você pode optar por poltronas suspensas e até tipos menores de balanços.

  1. Cantos Coloridos

Para quem tem um espaço realmente pequeno ou pretende fazer um jardim dentro de casa ou na varanda, aproveitar os cantos é uma excelente opção. É possível construir um canteiro com tijolinhos ou utilizar caixas de madeira para abrigar as plantas.

Outra opção é aproveitar espaços externos que podem ser vistos mesmo que você esteja no interior da casa. Se houver uma parede de vidro ou janelas, é possível aproveitar para colocar plantas bem bonitas e coloridas em frente a elas, no chão. Outra vantagem dos canteiros é que eles não atrapalham a circulação no ambiente.

  1. Varal de luzes

A iluminação é um ponto fundamental para a decoração. Por meio dela, é possível dar a energia certa a um espaço, tornando-o mais animado, confortável, relaxante e assim por diante. Românticos e delicados, os varais de luzes oferecem uma iluminação suave e podem tornar um espaço mais aconchegante.

As lâmpadas de led ainda são bastante econômicas, não esquentam e têm grande durabilidade. Utilizá-las em seu jardim é uma forma divertida de iluminar o local, que poderá ter noites estreladas todos os dias.

  1. Chão divertido

O chão, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser esquecido. Ele tem papel fundamental na decoração. Se você quer um ambiente com mais natureza, pode manter o chão com gramado. Se quiser uma solução mais prática, pode usar pedrinhas pequenas como revestimento ou usá-las para construir caminhos e canteiros de plantas.

Outra opção que dá um toque estético muito interessante é ter um deck de madeira. Nesse caso, também há a possibilidade de colocar a mão na massa e usar pallets ou montar o seu próprio deck.

  1. Plantas variadas

A principal parte dos jardins são as plantas, não é mesmo? Escolha espécies variadas, sem medo de aproveitar cores e texturas diferentes. É claro que essa escolha depende do seu espaço, que pode ser úmido ou mais seco ou ter mais sol ou sombra durante o dia, por exemplo.

Se você quiser temperos e outros alimentos fresquinhos, também pode fazer uma horta. Nesse caso, basta pensar no que deseja colher e estudar as condições do espaço para saber quais são as plantas mais indicadas e o local em você deve colocá-las.

Leia também: Cuidados com o jardim no verão.

Como você viu, há muitas possibilidades para montar um lindo jardim, independentemente do espaço disponível. Você pode aproveitar locais como quintal, varanda, sacada e até ambientes dentro da casa, montando jardins de inverno ou em partes de um cômodo.

Gostou das dicas para construir um jardim pequeno? Com criatividade e entusiasmo é possível construir um ambiente bonito, confortável e aconchegante, perfeito para ter bons momentos.

Espaços com plantas precisam de muito cuidado e ações constantes, como irrigação e poda. Por isso, conte com produtos de qualidade, que ajudarão você a manter o seu jardim sempre bonito e saudável. Quer encontrar as melhores soluções para o seu projeto? Conheça os produtos da Víqua em nosso site.

Compartilhar: