Aprenda a fazer água saborizada

17 de dezembro de 2019   |   Leitura 3 min Aprenda a fazer água saborizada

Aprenda a fazer água saborizada

Se você precisa aumentar o consumo de água ou procura uma bebida mais saudável do que os sucos industrializados e refrigerantes, está no lugar certo. A água saborizada é uma opção que traz os benefícios das frutas e ainda deixa a mesa mais bonita e colorida, o que também a torna perfeita para servir aos seus convidados em festas e outras ocasiões especiais. E o melhor: é super fácil de fazer! A água saborizada é muito versátil e as combinações só dependem do seu gosto. Veja o passo a passo a seguir e confira algumas dicas de receitas para se inspirar.

Passo a passo

1. Separe uma jarra ou outro recipiente e encha com água gelada até a metade.
2. Acrescente a fruta ou folha desejada – como hortelã, por exemplo – ou escolha mais de uma para garantir o colorido. Você pode cortá-las em rodelas ou usá-las inteiras, caso sejam menores.
3. Depois, adicione mais água e gelo até completar o recipiente inteiro.
4. Leve à geladeira, onde deve permanecer por pelo menos 2 horas antes de servir. Esse passo garante que a água fique com o gostinho das frutas. Se preferir, deixe ainda mais tempo gelando.

Receitas: uma dose de inspiração

Seguindo o passo a passo anterior, é possível preparar diversas combinações. Separamos algumas delas para você experimentar.

Frutas vermelhas

O sabor das frutas vermelhas é um clássico e também pode estar na sua água, que fica linda em recipientes transparentes. A combinação dessas frutas é deliciosa e rica em antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele e aumentam a imunidade, além de evitar doenças. Experimente combinar morangos, amoras, framboesas e mirtilos. A quantidade de frutas fica a seu critério. Quanto mais você acrescentar, mais acentuado ficará o gosto.

Maçã e canela

Uma combinação mais simples, mas não menos deliciosa. Para fazer a sua, é só cortar uma maçã e misturar com uma canela em pau. Você também pode acrescentar algumas gotas de limão, que dão um sabor diferenciado e evitam que a maçã escureça. Essa água saborizada regula o intestino, ajuda a emagrecer e fortalece o sistema imunológico. Apesar dos benefícios ela é contraindicada para as grávidas, devido ao efeito da canela, que pode causar contrações no útero.

Laranja, gengibre e canela

Mais uma combinação com canela. Essa é para quem deseja dar aquela força ao sistema imunológico, o que é garantido pela vitamina C e o poder antioxidante da laranja. O gengibre e a canela são termogênicos, ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo. Quer experimentar? A dica é cortar a laranja e o gengibre em rodelas e complementar com pedaços de canela em pau.

Melancia e gengibre

A melancia também tem ação antioxidante e auxilia o sistema imunológico, sendo rica em vitaminas A, C e licopeno. Como já vimos, o gengibre ajuda a manter o metabolismo ativo. Para fazer, basta cortar a melancia em fatias e misturar com o gengibre em rodelas.

Pepino e limão

Essa é bem refrescante, ideal para os dias mais quentes. Enquanto o pepino melhora a circulação sanguínea e favorece os músculos, o limão melhora a digestão e é rico em vitamina C. Nesse caso, basta cortar os dois ingredientes em rodelas. Se quiser, você também pode acrescentar folhas de hortelã.

Como você já percebeu, são inúmeras possibilidades. Use seu gosto e criatividade para elaborar suas próprias combinações, manter a hidratação em dia e surpreender seus convidados.

Compartilhar: