Banho tá ok! Meio ambiente também!

26 de maio de 2021   |   Leitura 4 min Banho tá ok! Meio ambiente também!

Como é bom tomar banho, não é mesmo? Além da higiene, o banho proporciona um bem estar, um momento de relaxamento, ele refresca (em dias mais quentes), e renova. Porém abusar do tempo no banho pode trazer sérios problemas para sua pele, para o meio ambiente e para o seu bolso.

Por isso separamos algumas dicas aqui para você melhorar ainda mais o aproveitamento do seu banho e de quebra ajudar o meio ambiente!

Quando o assunto é banho, o tema divide opiniões. Existem pessoas que tomam até três banhos por dia e outras que acham necessário apenas um.

Dependendo da região em que você vive, a quantidade de banhos por dia pode mudar. Por exemplo, uma pessoa que mora na Europa, onde a temperatura média é de 20°C, ela não irá tomar tantos banhos quanto uma pessoa que mora no Brasil, onde as temperaturas são mais elevadas.

A temperatura é só um dos muitos fatores que influenciam na quantidade de banhos que uma pessoa toma por dia. O local onde mora, a condição financeira e até mesmo a idade podem determinar a frequência deste hábito.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Euromonitor, o Brasil está no topo dos países com pessoas que mais tomam banho, são em média, 12 banhos por semana.

Agora que já sabemos que lideramos o ranking de higiene pessoal, devemos esclarecer qual é o tempo necessário e recomendado de um banho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o banho tenha em média 5 minutos, para que você não gaste um número excessivo de água e não prejudique a pele.

Um banho de 15 minutos, sem fechar o registro, consome mais do que a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda de uso individual de água em um dia inteiro. Pois um banho de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água. Em contrapartida, em um banho de 5 minutos, você gasta, em média, 40 litros de água, que é uma quantidade considerável capaz de garantir a higiene pessoal.

Caso você considere 5 minutos muito pouco, tente realizá-lo em até 10 minutos, fechando o registro de água toda vez que for se ensaboar. Assim você ajuda o meio ambiente, não desperdiçando água, e economiza na conta final do mês.

Separamos algumas dicas para você melhorar sua rotina no banho e assim, poder ajudar o meio ambiente.

• Priorize água fria ou morna

Sabemos que é difícil tomar banho gelado quando não estamos no verão, mas foi comprovado os inúmeros benefícios que a água gelada traz para o corpo. Ela colabora na melhoria da textura do cabelo, ajuda na hora do sono, melhora a circulação sanguínea e aumenta sua imunidade. A água quente ajuda a eliminar a camada de proteção presente em nossa pele, contribuindo para o ressecamento e acelerando o envelhecimento.

• Use o sabonete correto

Fique atento aos sabonetes que você usa durante seus banhos diários, pois os sabonetes comuns, em barra, acabam agredindo o PH de nossa pele, deixando-a com um aspecto de ressecamento. Se for possível, opte por sabonetes líquidos, pois são menos agressivos e possuem ingredientes importantes que promovem a limpeza profunda de nossa pele.

Confira nosso kit de acessórios para banheiro Atlantis! 

• Evite esfregar a pele

Cuidado na hora de esfregar sua pele durante o banho, pois dependendo da bucha que você usar, pode danificar e ressecar ainda mais a sua pele. Priorize esfregar apenas os pés e axilas, o resto do corpo você pode fazer a limpeza utilizando uma ducha macia, ou, até mesmo as suas mãos.

• Economize ao máximo

Além de todas as dicas que já demos para ajudar você a economizar água durante o banho, outra dica boa é desligar o registro quando for se ensaboar. Isso ajuda muito a economizar água durante o banho.

• Escolha do chuveiro ideal

Optar por um chuveiro que te ajude a economizar energia também é uma boa dica. Nosso Chuveiro Elétrico 4T da Linha Comfort economiza até 45% de energia elétrica. Para saber mais confira aqui.

• Pressão da Água

Em algumas residências a pressão da água as vezes é mais fraca, o que pode prejudicar o seu momento no banho. Para isso, há opções no mercado de chuveiros com pressurizador, ou você pode optar também por aumentar a pressão da água em todas as saídas de água na sua residência com uma motobomba periférica. A Viqua possui a Bomba Periférica P60 que auxilia no aumento de pressão nas saídas de água. Saiba mais aqui.

Agora que você já sabe tudo sobre o banho ideal, basta seguir nossas dicas e aproveite para compartilhar essas informações com mais pessoas.

Compartilhar: