Casa de praia: veja dicas para cuidar da sua!

11 de dezembro de 2019   |   Leitura 5 min Casa de praia: veja dicas para cuidar da sua!

Ter casa de praia é tudo de bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar dor de cabeça. Veja nossas dicas!

Quem tem casa perto da praia sabe: a diversão nas tão esperadas férias de verão é garantida. Agora que falta pouco para a estação, chegou a hora de iniciar os preparativos para deixar tudo pronto e aproveitar as festas de fim de ano e os dias de sol e mar. Mas também é importante lembrar que cuidar da casa de praia é uma tarefa que não se resume aos meses próximos da temporada, mas que deve ser feita o ano todo.

Apesar das várias vantagens de ter uma casa em cidade litorânea, também há alguns pontos que precisam de atenção nessa área específica, incluindo os efeitos da maresia e da ferrugem. Engana-se quem pensa que só os imóveis a metros da praia são atingidos por eles, até mesmo os que estão a km de distância podem sofrer com os problemas, considerando que os ventos transportam as substâncias corrosivas.

Tendo isso em mente, veja as dicas que preparamos para você cuidar da sua casa  de praia e curtir a folga sem preocupações!

Deixe a casa tomar sol

Aproveitar a luz e o calor de um solzinho é uma delícia, né? O mesmo vale para a sua casa. É muito comum que ela permaneça fechada, principalmente durante o inverno, mas esse é um erro que deve ser evitado ao máximo. Isso por que o ambiente sem circulação de ar acumula ácaros e mofo, que podem causar problemas respiratórios como rinite, sinusite e bronquite.

Portanto, a dica é simples: abra as portas e janelas e deixe a casa ventilar! De preferência, pelo menos algumas vezes ao longo do ano. Se não puder ir até o imóvel, vale pedir para um vizinho ou pessoa de confiança fazer isso por você.

Mas e se o mofo já apareceu? Ainda há outras opções. Nesse caso, a dica é borrifar água sanitária nas manchas até que elas sejam eliminadas. Se possível, você também pode investir em uma pintura com tinta mais resistente, que protege melhor as paredes contra esse problema. Se o mofo estiver nos móveis, basta substituir a água sanitária por um pouco de vinagre branco, esfregando com um pano.

Aposte na dedetização

Certamente os insetos são visitantes indesejados na sua casa. Mas para eles os lugares quentes e úmidos são os ambientes perfeitos para aparecerem. Por isso, é importante contratar um serviço de dedetização pelo menos uma vez por ano. O ideal é que ela seja realizada antes da casa ser ocupada na temporada de verão, para que ninguém entre em contato com as substâncias aplicadas no processo.

Outra dica para evitar a presença de mosquitos e pernilongos, muito comuns e incômodos principalmente no verão, é instalar telas e mosquiteiros nas janelas e nas camas das pessoas mais sensíveis da casa, como as crianças, idosos e alérgicos.

Não esqueça da caixa d’água

Apesar de não ser tão visível, a caixa d’água tem um papel essencial para as atividades da casa e também na saúde dos moradores. Seja para a limpeza dos ambientes, higiene pessoal e principalmente consumo, é muito importante que ela esteja livre de contaminação. Para garantir que a água esteja limpa, nada melhor do que higienizar o local onde ela está armazenada, certo?

A recomendação é que a limpeza da caixa d’água seja realizada de 6 em 6 meses, então não se esqueça de programá-la na agenda e no orçamento. Outra dica é realizar sua impermeabilização, que garante mais tranquilidade e até economia. Entre as vantagens dessa prática estão evitar infiltrações e goteiras no restante da casa, além de proporcionar mais durabilidade e segurança, evitando que a deterioração do material atinja a água e também que ela seja desperdiçada.

Mantenha a piscina limpa

Não tem outro jeito. Se a sua casa tem piscina, é preciso separar um tempo para a sua manutenção ao longo do ano. Realizar a limpeza da água, paredes e bordas da piscina apenas antes do uso não é uma opção. Afinal, a água parada é o ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos e outros insetos.

Aqui, a lógica é a mesma da abertura da casa. Se não for possível realizar a manutenção por conta própria, será preciso contar com alguém de confiança ou contratar alguém para garantir a limpeza.

Proteja os estofados e móveis

Durante o tempo em que você não está presente na casa, uma alternativa para preservar os estofados, incluindo colchões e travesseiros, é envolvê-los por capas protetoras, a menos que você os leve de volta para usá-los em outro imóvel ao final da temporada. No caso dos sofás, que são mais complicados de transportar, a dica também é cobri-los com capas ou até mesmo panos.

Você também pode tampar os outros móveis, assim eles não entram em contato direto com a poeira. Se possível, guarde os itens externos, como mesas e cadeiras, no interior da casa, para que não fiquem expostos à maresia. O mesmo vale para os eletrodomésticos.

Escolha torneiras que não enferrujam

Materiais hidráulicos feitos em metal estão sujeitos à ação da maresia, o que faz com que enferrujem mais rápido. Por isso, é mais indicado optar pelos materiais de plástico, que são mais resistentes a esse tipo de corrosão.

A Víqua possui uma linha completa de torneiras e acessórios, ideal para o uso na sua casa de praia, seja na área externa, área de serviço, cozinha, banheiro ou jardim. Clique aqui para conhecer os produtos Víqua.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que cada informação sobre como cuidar da sua casa de praia seja útil para você aproveitar o verão sem preocupações, com tudo o de melhor que ele tem a oferecer!

Compartilhar: