Como aproveitar a água da chuva

21 de dezembro de 2018   |   Leitura 1 min Como aproveitar a água da chuva

A escassez de água é um dos principais problemas que algumas regiões do planeta já enfrentam. As áreas afetadas tendem a aumentar em tamanho e quantidade nas próximas décadas. Veja algumas dicas de como preservar a água por meio do reaproveitamento da água da chuva.

O uso da água da chuva

Atualmente os padrões de definição de água potável, própria para consumo humano, estão na resolução 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente. A água que cai em telhados e calçadas pode sofrer algum tipo de contaminação, que a deixa imprópria para consumo. Porém, ela tem outras utilidades como: utilização em vasos sanitários, limpeza de automóveis e calçadas, irrigação, entre outros usos que exigem água sem padrões de qualidade tão elevados.

Como é realizado o reaproveitamento da água da chuva?

Antes de tudo, é fundamental a armazenagem correta, por meio de um reservatório, de preferência com filtro, e um motor para impulsionar a água para o interior do reservatório superior, que, por sua vez, abriga uma boia elétrica que mede o nível de água.  

Faça uso das calhas

As calhas podem servir para direcionar a água que se encontra no telhado ou em outro local, fazendo com que ela possa ser conduzida para outro destino com uma capacidade maior de acúmulo de água, dando sequência ao sistema de tratamento hidráulico.

Instalação de filtros

A instalação é um processo físico de separação. A água captada pode carregar impurezas, sejam elas folhas, grãos de areia, entre outros materiais. O filtro funcionará como uma barreira física, onde esse material ficará retido. E lembre-se, a limpeza periódica do filtro é importante, pois a falta de limpeza pode acarretar na obstrução da passagem da água.
 
Para o melhor aproveitamento da água da chuva, podemos tomar algumas atitudes simples, porém eficazes. Contudo, o importante é ter iniciativas que ajudam a preservar a água, esse recurso cada vez mais escasso.

Compartilhar: