Água

Como economizar e reutilizar a água em casa

23/08/2018 - Viqua

Água caindo nas mãos com fundo de natureza

Em um cenário de escassez de água, é cada vez mais urgente a necessidade de conscientização da sociedade sobre o que cada um de nós pode fazer para preservar o recurso. A realidade é alarmante. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, cerca de 45% da população mundial pode não ter acesso à quantidade mínima de água potável necessária para uma vida saudável. 

Apenas no Brasil, de acordo com apontamentos feitos pelo Ministério das Cidades, em torno de 40% do volume total da água tratável disponível são desperdiçados. E os motivos são muitos: falta de manutenção de equipamentos públicos, consumo sem controle por parte das pessoas, elevada pressão para abastecimentos, vazamento em reservatórios, ligações hidráulicas clandestinas e outros. Como se isso tudo não bastasse, rios continuam sendo poluídos, nascentes destruídas e as providências para combater a falta da água, proteladas.

Mas, calma! Apesar de todos os dados preocupantes, ainda dá tempo de agir. Podemos e devemos mudar alguns comportamentos individuais, o quanto antes, para preservar esse bem natural essencial.

Comece a economizar água hoje mesmo. Veja algumas dicas simples para o dia a dia:

NO BANHEIRO

Restritores de vazão instalados em chuveiros permitem um fluxo controlado.
Evite banhos muito demorados. Cerca de 5 minutos são suficientes. 
Não esqueça torneiras ou chuveiros semi abertos. 

NA COZINHA 

Utilize torneiras com arejador, que reduzem em até 50% o consumo de água.
Descongele alimentos deixando-os submersos em recipientes e não sob água corrente.
 Lave hortaliças e frutas com a torneira aberta em meia volta. 
Ferva alimentos com a quantidade mínima necessária de água.

ÁREA EXTERNA 

Irrigue o jardim apenas com a quantidade de água necessária. Para isso, use programadores que podem ser controlados por aplicativo de celular.
 Utilize vassoura e balde para lavar calçadas ou quintais no lugar de mangueiras.

Não deixe escorrer pelo ralo a água que você pode reutilizar para outros fins:

Adquira reservatórios próprios para armazenar a água da chuva, eles possuem filtros especiais que retiram folhas e outros resíduos. Essa água pode ser reaproveitada para lavar quintais, carros e calçadas. 
As águas da limpeza do aquário (doce) e do degelo do freezer podem ser reutilizadas para regar plantas. 


É simples colocar em prática as orientações e usar a água corretamente. Basta adotar hábitos simples e fazer escolhas inteligentes em nosso dia a dia. Pratique você também a sustentabilidade!


Água
Compartilhar