Na loja

Como impulsionar as vendas em sua loja de materiais de construção?

27/09/2018 - Viqua

Cesta com produtos de construção.

O segmento de materiais de construção está cada vez mais competitivo, e a adoção de algumas práticas para atrair e fidelizar clientes é fundamental para impulsionar o número de vendas e, consequentemente, aumentar os lucros. Neste texto, apresentamos algumas dicas simples e eficazes para que você comece a expandir a sua loja o quanto antes. Leia a seguir!

1) ORGANIZAÇÃO DA LOJA

Uma loja agradável, bem iluminada e organizada é imprescindível para o sucesso do negócio. 
Segundo o Sebrae, a estrutura básica do local onde se pretende instalar uma loja de materiais de construção necessita de uma área mínima construída de 400 m², sendo que, deste total, cerca de 25% da área deve ser destinada para a exposição de produtos e 60% reservada para área de depósito de produtos.
Além do impacto visual, o cliente deve conseguir circular pelos corredores com tranquilidade e segurança. Uma dica é criar, com o auxílio de expositores e balcões, um caminho que conduza o consumidor até o fim do estabelecimento. Colocar à disposição aqueles itens que normalmente têm mais procura e criar uma seção para a divulgação de novidades também são boas táticas.

2) COMODIDADE

Uma boa experiência não acontece somente na hora da venda propriamente dita. E por esse motivo é preciso oferecer algumas comodidades para gerar boa impressão e satisfazer as necessidades dos clientes. Um bom exemplo é o acesso facilitado à loja e uma ampla área para estacionamento. 
Ofereça também facilidades de pagamento, por meio de cartões de crédito, débito, dispositivos móveis e boleto bancário, além da possibilidade de entrega em locais escolhidos pelos clientes.

3) COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

Estreitar o relacionamento com o cliente é uma boa forma de fidelizá-lo e, para isso, é importante adotar algumas estratégias de marketing, como por exemplo:
-  Enviar e-mail marketing e SMS para comunicar promoções e lançamentos, de acordo com o perfil de interesse de cada cliente;
- Parabenizar o cliente pelo seu aniversário, demonstrando assim, um atendimento personalizado e como presente, oferecer um cupom desconto;
- Criar um sistema de fidelização no qual se ganha descontos através do acúmulo de pontos;
- Escolher datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, para oferecer descontos em alguns produtos.

4) CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

Para cativar os clientes é fundamental ter uma equipe dedicada, preparada e atenta às necessidades dos consumidores. Por isso, invista em treinamentos para que os funcionários tenham confiança e conhecimento suficientes no momento de apresentar um produto. Além disso, tenha sempre à disposição materiais de apoio às vendas para consulta.  

5) RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

O quesito qualidade é um dos principais fatores de avaliação por parte dos clientes no momento de escolher uma marca. Por isso, invista em fornecedores que estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou possuam certificação ISO. Além disso, para conhecer e estreitar relações com o seu fornecedor, procure visitar suas fábricas, entenda os benefícios do produto oferecido e aprenda sobre a sua aplicabilidade.

Gerente de negócios em uma loja de materiais de construção

 

A Víqua é pioneira e líder nacional no segmento de torneiras em plástico ABS. Em 2004, entregamos ao mercado esta nova opção de escolha para que o consumidor continuasse tendo acesso a torneiras de elevada qualidade para ambientes de cozinha, banheiro e áreas externas, com excelente acabamento estético e funcional. Por meio do segmento de irrigação, a Víqua possui marcante presença em lojas especializadas e é uma das principais fornecedoras de registros e conexões nesse mercado, com marca forte e consolidada no segmento. Controlar, tratar, processar e conduzir: seguimos estes pilares para que o mercado possa se beneficiar com o produto ideal. 


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