05 ferramentas que não podem faltar na manutenção do seu jardim
Só quem dispõem do seu tempo e esforço, para manter o jardim sempre...
Ler maisA compostagem urbana é uma forma prática de converter resíduos orgânicos em composto, um recurso que enriquece o solo e promove o crescimento das plantas. Este guia irá orientá-lo sobre como começar a fazer compostagem em casa, adaptado à vida urbana.
A compostagem é o processo biológico pelo qual materiais orgânicos como restos de comida, folhas e outros detritos de jardim são decompostos. O resultado é um composto rico em nutrientes, um excelente fertilizante natural que melhora a saúde do solo e promove o crescimento das plantas.
Para quem tem jardins ou hortas, o composto melhora a estrutura do solo, aumenta a retenção de água e fornece nutrientes essenciais, beneficiando especialmente o cultivo de flores, legumes e ervas.
Escolha do local e do recipiente:
O que compostar:
Montagem da composteira:
Após 2 a 4 meses, o material da base da composteira estará escuro, homogêneo e com cheiro de terra, indicando que está pronto para uso. Misture-o ao solo de seu jardim ou canteiros para enriquecê-lo.
Iniciar a compostagem em casa não só beneficia seu jardim, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental. Com esses passos simples, você pode facilmente transformar seus resíduos domésticos em ouro para o seu cantinho.
Para aqueles que têm interesse em aumentar seus conhecimentos sobre práticas sustentáveis no jardim, recomendamos a leitura do artigo “Jardinagem Sustentável: Dicas para Iniciantes ” disponível em nosso blog. Este guia oferece dicas importantes e fáceis de seguir para tornar seu jardim mais sustentável.