Casa

Conheça alguns tipos de área de serviço e otimize o seu espaço!

30/09/2019 - Viqua

Homem agachado em uma área de serviço, em frente a uma máquina de lavar roupas e com um cesto em sua frente. Ele está colocando as roupas para lavar na máquina.

A área de serviço é um espaço destinado a serviços domésticos que vão além da cozinha. Ela é o local em que ficam abrigados eletrodomésticos e produtos de limpeza — objetos fundamentais para a limpeza de toda a casa.

Apesar da importância dessa área, nem sempre ela recebe a atenção que merece. Muitas vezes, acaba se transformando em um depósito, cheia de objetos, bagunçada e até mesmo feia.

Por ser um espaço tão importante para o bem-estar dos moradores, é importante que ele seja bem planejado para abrigar todos os materiais necessários. Além disso, é uma área de circulação diária. Por isso, também merece ter uma boa apresentação, ser organizada e agradável.

Como a área de serviço costuma ser compacta, organizá-la pode não ser uma tarefa fácil. Neste artigo apresentaremos algumas dicas para ajudar você a otimizar o seu espaço. Conheça alguns tipos de área de serviço e veja dicas de itens que podem facilitar o seu dia a dia.

 

Tipos de área de serviço

Para encontrar as melhores soluções para a sua área de serviço, estude o seu espaço e pense em que tipo de ambiente você quer ter. Nesse momento, conhecer alguns modelos de área de serviço pode ajudar bastante.

Área de serviço integrada

Em algumas casas, a área de serviço é integrada a outros ambientes. O mais comum é que esses espaços fiquem perto da cozinha, mas eles também podem ser integrados a garagens, banheiros e varandas. A apresentação e a organização são ainda mais importantes nesses casos, pois o espaço ficará visível o tempo todo.

Contudo, é possível separar os ambientes. Divisórias de vidro, pedra, madeira e outros materiais podem delimitar a área de serviço. Há também a opção de fechar completamente a área. Saiba mais sobre ela no próximo tópico.

Área de serviço escondida

Uma opção para quem não quer ter a área de serviço visível é separá-la dos demais ambientes. Assim, o espaço só ficará exposto durante o seu uso. Para fazer a divisão podem ser usadas cortinas, biombos, divisórias, cobogós e portas de vidro, sanfonadas ou de correr.

Como parte da área será ocupada pela divisória, os eletrodomésticos e utensílios deverão ficar mais próximos uns dos outros, principalmente se o espaço for muito pequeno. Ou seja, o trabalho para otimizar a área é ainda maior e, apesar de ficar “escondida”, é importante que esteja sempre organizada.

Área de serviço vertical

Esse modelo pode beneficiar bastante quem tem uma área de serviço bem pequena, pois aproveita melhor as paredes. Para montá-lo você pode colocar armários longos, até o teto, sobre a máquina de lavar e/ou o tanque para guardar diversos utensílios domésticos sem ocupar muito espaço.

Atenção: esse modelo, apesar de muito prático e compacto, exige que a sua máquina tenha abertura frontal.

 

Prepare o seu espaço

Agora que você já conhece alguns tipos de área de serviço, preste atenção na disposição do seu espaço e, caso ele já esteja em uso, reavalie os objetos que estão guardados. Comece o processo retirando tudo do lugar e fazendo uma faxina. Aproveite para pensar no que deseja manter, trocar e o que pode ser descartado.

Separe em categorias os eletrodomésticos e os produtos com os quais você deseja ficar. Assim, será mais fácil descobrir os espaços mais adequados para cada objeto e manter tudo em seu devido lugar no futuro. 

O próximo passo é aproveitar as dicas de apresentação e organização que mostraremos a seguir para você se inspirar, comprar o que falta, substituir o que precisa e otimizar o seu espaço.

 

Saiba como tornar o espaço mais funcional

A utilização de alguns itens pode facilitar bastante o uso da área de serviço e a sua rotina de limpeza e organização. Saiba quais são eles.

Máquina de lavar e secar

Investir em uma boa máquina de lavar pode ajudar você a poupar tempo e espaço. Máquinas que lavam e secam ajudam a reduzir trabalho, pois não é preciso estender as roupas em varais. Além disso, esses aparelhos ocupam menos espaço, já que não é necessário ter uma secadora ou um varal e eles podem ficar sob bancadas e outros objetos.

Peças dobráveis ou desmontáveis

Itens dobráveis e desmontáveis também ajudam a ocupar menos espaço. As tábuas de passar roupa dobráveis podem ser abertas apenas para serem usadas, ficando fechadas e guardadas no restante do tempo. 

Armários planejados

Armários planejados são feitos sob medida. A personalização das peças permite que elas fiquem ajustadas ao espaço disponível. Assim, oferece mais opções aos moradores. É possível, por exemplo, fazer armários que fiquem embaixo de pias ou que escondam a máquina de lavar.


Além de otimizar o ambiente, os armários ainda o tornam mais bonito. Se em um espaço havia apenas uma pia, com o armário ele se torna mais funcional, pois pode armazenar alguns produtos de limpeza e utensílios. 

Organizadores

Os armários planejados são uma ótima opção, mas nem sempre são viáveis financeiramente. Nesse caso, invista em prateleiras e balcões, que também ocupam menos espaço e ajudam a manter os objetos organizados. Neles você pode colocar gavetas ou cestos organizadores para guardar os aparelhos eletrônicos menores, como o ferro de passar roupa, e os produtos de limpeza sempre no lugar certo.

Para espaços bem apertados, ganchos e suportes podem ser de grande ajuda. Utensílios como vassoura, rodo e pá podem ficar suspensos com o auxílio de ganchos e em um suporte é possível colocar itens diversos. Os suportes ainda podem ficar em locais estratégicos que ocupam menos espaço, como atrás de uma porta.

Além da escolha dos móveis, eletrodomésticos e organizadores, também é importante pensar na apresentação do espaço. Um ambiente que é tão utilizado no dia a dia também deve ser agradável, não é mesmo?

Plantas

As plantas dão vida a qualquer ambiente. Elas ajudam a tornar um local mais agradável visualmente, podem ter colorações diversas — oferecendo várias opções de combinações — e ainda purificam o ar. Você pode colocar as plantas sobre bancadas e prateleiras ou deixá-las suspensas, pendurando-as no teto com o auxílio de ganchos.

Torneiras e acabamentos

A área de serviço costuma ter tanques, pias e torneiras visíveis. Portanto, a estética do espaço também precisa considerar a aparência desses objetos. Use torneiras e acabamentos que, além de terem qualidade e funcionalidade, possuam um design elegante, tornando-o mais harmonioso. 


Neste artigo você conheceu os modelos de área de serviço e viu algumas sugestões de organização e decoração para deixar o seu espaço mais funcional e agradável. O que achou das dicas? Se está reformando ou começando a montar a sua área, a Víqua tem uma linha completa de produtos que podem incrementar o seu projeto. Saiba mais em nosso site.


Casa
Compartilhar