Copos reutilizáveis: um hábito simples e sustentável

2 de dezembro de 2019   |   Leitura 2 min Copos reutilizáveis: um hábito simples e sustentável

Copos reutilizáveis: um hábito simples e sustentável

Cada vez mais, o consumo de plástico é uma preocupação ambiental. Um exemplo disso é a proibição do uso de canudos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e em outras regiões do país. A lei prevê que os estabelecimentos como bares, restaurantes e hotéis ofereçam aos seus clientes apenas canudos de papel ou material biodegradável, com o objetivo de reduzir a produção de resíduos plásticos. A lei virou notícia em todo o país e deu início a discussões sobre o consumo consciente, fazendo a população repensar no uso de plástico não só nos canudos, mas também em sacolas plásticas e copos e garrafas descartáveis, muito utilizados em ambientes de trabalho e grandes eventos.

Reduzir é tão importante quanto reciclar

Copos, garrafas e canudos plásticos utilizam materiais muito pouco sustentáveis, com destaque para o poliestireno. Esses plásticos geralmente não são 100% recicláveis e, descartados em grandes quantidades, causam danos irreversíveis ao meio ambiente. A principal alternativa são os copos e garrafas de alumínio, aço inoxidável, cerâmica e vidro, para evitar o descarte excessivo. A longo prazo, é mais sustentável tomar sua água ou cafezinho e lavar o recipiente usado do que descartar um plástico a cada uso. Já imaginou quanto de lixo isso gera por ano? Outra dica importante é sempre optar por materiais livres de BPA. A substância, liberada pelo plástico principalmente em contato com a bebida quente ou fria, pode ser prejudicial à saúde, alterando até mesmo o funcionamento de hormônios do corpo. É por isso que, pensando no impacto sustentável, a Víqua desenvolve seus produtos em ABS, um material com alta durabilidade, econômico, reciclável e livre de BPA.

Do dia a dia a eventos

A troca não se limita ao dia a dia no trabalho e lazer. Alguns organizadores de eventos, como casamentos, formaturas e festas universitárias, já fazem a sua parte: dão o copo reutilizável de brinde aos convidados ou pedem para que eles mesmos levem o seu de casa. Os copos e pratos descartáveis também são muito comuns em festas feitas em casa, como as de aniversário, pela praticidade em apenas jogá-los fora depois do uso. Mas vale a pena fazer um esforço para evitar o desperdício, utilizando louças de vidro ou porcelana. O meio ambiente agradece.

Marcas sustentáveis

Mais uma forma de ser amigo da natureza é optar por marcas sustentáveis que, assim como você, se preocupam com o planeta. A Víqua é uma delas. Nossas torneiras são todas produzidas com arejador, o que proporciona até 50% de economia no consumo de água. Dessa forma, você também não desperdiça ao lavar o seu copo ou garrafa reutilizável. Conheça a nossa linha completa.

Compartilhar: