Casa Água

Cuidados com a Caixa D’água

22/05/2020 - admin.viqua

Homem lavando a caixa d'água

Muitas pessoas consideram essa uma tarefa muito complexa por demandar algum tempo, outros acabam deixando de lado e simplesmente esquecem da existência da caixa d´agua lá em cima da casa, o que pode trazer muita dor de cabeça mais tarde. A recomendação é que a cada seis meses a caixa seja higienizada da maneira correta, só assim será possível se ver livre da concentração de sujeira e da proliferação de bactérias e fungos, evitando também algumas doenças, como a dengue, leptospirose, diarreias e hepatite A.

Entendendo a necessidade do cuidado em fazer uma boa limpeza para evitar essas situações incômodas, vamos neste post esclarecer algumas dúvidas com relação as medidas que se deve tomar e os produtos que podem tornar essa atividade mais rápida e prática. Vamos lá?

1. Sem medo de começar:

Olhar para o tamanho da responsabilidade pode a princípio assustar, mas é preciso lembrar que a sua saúde e a das pessoas que moram com você pode estar em jogo. Se mentalizar esse pensamento em cada limpeza regular, lavar a sua caixa d’água não mais será algo trabalhoso e estressante. Depois desse primeiro passo, nós te entregaremos os próximos e em pouco tempo será possível finalizar a atividade, acredite, é possível!

2. Passo a passo para a limpeza:

• Comece escolhendo um dia em que você consiga se dedicar a tarefa sem muitas preocupações. Use uma roupa confortável e mão na massa!

• Feche o registro de entrada e saída.

• Procure fazer o uso de uma esponja e um pano macio para limpar as bordas e o fundo do seu reservatório. O passo anterior irá auxiliar para que nenhum resíduo prejudicial à saúde seja devolvido a casa no momento da limpeza.

• Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. É importante também, não esquecer de retirar (se necessário), o resto da água que ficou na caixa com a ajuda de um balde ou outro recipiente que facilite a tarefa.

• Feche o seu registro de limpeza e prepare-se para fazer a sanitização do reservatório, passo extremamente importante e que deve ser feito com muito cuidado e atenção.

• Informação válida antes de fazer a limpeza com a água sanitária:

*Certifique-se de encher um pouco do reservatório com água e em seguida verifique se o registro de entrada está devidamente fechado.

• Se sua caixa for de 1.000L, coloque 1L de água sanitária. Se for de 2.000L, use 2L e assim sucessivamente.

• Deixe a mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.

• No final de 2 (duas) horas, você já pode retirar a mistura abrindo o registro de saída. (Não esqueça de mantê-lo aberto).

• Para finalizar, tampe a caixa e garanta que esteja bem travada. Escreva a data da próxima limpeza na parede externa da caixa.

Sabemos que ler é mais fácil do que aplicar todos esses passos, mas é fundamental que conclua cada um deles. E depois desse pequeno manual, é possível utilizar produtos que podem tornar tudo ainda mais prático e tranquilo de ser feito.

Você já verificou a sua torneira boia, por exemplo? Este é um item simples e de fácil acesso, mas que pode fazer toda a diferença no processo, já que a sua função é interromper a entrada de água nos reservatórios e caixas de descarga quando se atinge o nível operacional previsto. Outro produto indispensável se você não quer se preocupar com imprevistos no seu reservatório, é o adaptador para a caixa d´água.

A Viqua empenha-se em entregar soluções para todos os projetos, e pensando nisso também desenvolveu ambos os produtos citados acima. O adaptador é inclusive, o mais avançado e seguro do mercado, e possui um sistema de autoajuste, se adequando aos mais diversos tamanhos da parede. A peça também conta com uma borracha de vedação, extremamente macia, proporcionando maior estanqueidade, e com rosca no flange interno, permitindo a aplicação direta da torneira boia. Um item complementa o outro e nós nos comprometemos em entregar qualidade e resistência em dobro.

Gostou das recomendações e das dicas? Então acesse nossas redes sociais e continue acompanhando por aqui para mais informações!


Casa Água
Compartilhar