Cuidados com o jardim no verão

21 de dezembro de 2018   |   Leitura 2 min Cuidados com o jardim no verão

Finalmente chegou a estação mais quente do ano. Dias de sol forte, viagens e passeios ao ar livre. Mas cuidado, porque o cultivo do seu jardim precisa de uma atenção especial nesta época. Afinal, as plantas e flores merecem crescer bonitas e saudáveis durante este período também.
Sabemos que em nosso país o verão pode variar muito, considerando as diferentes regiões. Temos secas, chuvas intensas, umidade e outras variantes. Ou seja, mais um motivo para seguir dicas de uma boa manutenção para o seu jardim. Vamos conhecer algumas delas?

Evite podas

Ao final da primavera, as plantas começam a entrar na fase dos brotos. Nesta época, procure manter a tesoura de poda longe do seu jardim. O ideal é retirar apenas os galhos secos para deixar o jardim mais limpo. Com exceção da grama, que deve ser aparada com frequência, ainda mais se o clima for muito chuvoso. As podas das demais plantas podem ser feitas apenas depois de 3 meses.

Cuidado com o excesso de chuvas

Se a falta de água é capaz de matar uma planta, o excesso, por outro lado, pode provocar o apodrecimento das raízes, com o agravante de que não há como poupar as plantas expostas em terrenos naturais das tempestades. Neste caso, o que vale é a medida preventiva de ter drenos adequados no jardim e cuidar para que eles não sejam entupidos pelas raízes das plantas.

Invista no replantio e adubação

O verão é a estação mais indicada para quem deseja transferir mudas e espécies já formadas que estão precisando de mais espaço para a expansão das raízes. Não se esqueça de preparar a terra corretamente, com adubos ou fertilizantes, de acordo com as necessidades de cada espécie, buscando manter a umidade alta logo nas primeiras semanas, de modo que as raízes possam se adaptar às mudanças.

Previna-se das pragas

O verão é uma estação fértil para o aparecimento de pragas, por causa do excesso de sol e de umidade. Se alguma planta for atacada, talvez seja necessário remanejar as plantas de local, diminuir as regas ou até mesmo aumentar a quantidade de ar disponível. Neste caso, evite o uso de pesticidas e busque por receitas mais naturais, como alho e pimenta para repelir insetos, coentro para ácaros e pulgões, camomila contra fungos e cebolas para cochonilhas, pulgões e lagartas.

Fique atento às regas

A frequência das regas ou irrigação depende muito da região. Embora o calor intenso provoque o aumento da evaporação da água do solo, em locais onde essa época é conhecida pelas chuvas intensas pode não ser necessário aumentar a frequência das regas. É importante ficar atento ao substrato, evitando que ele fique muito seco ou encharcado, pois nenhuma destas situações é favorável às plantas.

Agora é só aproveitar o verão e seguir estas dicas para cuidar bem do seu jardim. Aproveite o início do ano e o começo da estação para dar um trato no seu jardim, fazer novos cultivos e cuidar das plantas existentes, mantendo-as saudáveis e bonitas. Lembre-se: verão é a estação da beleza e o seu jardim não pode fugir à regra!

Compartilhar: