Decoração faça-você-mesmo: mudar os ambientes gastando pouco

26 de fevereiro de 2020   |   Leitura 3 min Decoração faça-você-mesmo: mudar os ambientes gastando pouco

Que tal fazer a decoração por conta própria? Além de mais econômico, o faça-você-mesmo também é mais sustentável e até divertido. Veja algumas ideias e inspire-se!

Nada como uma casa ou apartamento limpo e organizado, não é mesmo? Melhor ainda se houver um toque especial de decoração que seja a sua cara, dando ainda mais personalidade ao seu cantinho preferido.

 

Há quem pense que é preciso gastar muito dinheiro para tornar os ambientes bonitos, mas isso não passa de um mito. Com o auxílio do método faça-você-mesmo, esse objetivo pode se tornar ainda mais simples, econômico, sustentável e até mais divertido do que parece.

 

Como o próprio nome já diz, em vez de comprar os objetos decorativos prontos em lojas, você mesmo pode criá-los com itens baratinhos que já tem em casa.

 

Para quem gosta de atividades manuais, essa é a oportunidade perfeita para relaxar e colocar toda a sua habilidade e criatividade em prática. Para isso, separamos algumas dicas do que você mesmo pode fazer. Afinal, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na decoração. Vamos lá?

 

Hora de colocar a mão na massa

Faça seu próprio papel de parede

 

O papel de parede geralmente é vendido pronto, por metro. Mas que tal fazer o seu? Além de mais econômico, você ainda pode personalizá-lo, afinal, a ideia é criar o desenho do zero!

 

Uma boa ideia é o famoso revestimento com parede de tijolinhos, que já é tendência no universo da decoração. Em vez de deixar os tijolos à mostra ou comprar o papel de parede, é possível conseguir o mesmo efeito apenas com o uso de tinta e uma esponja! Para isso, o passo a passo é molhar um lado da esponja na tinta, retirar seu excesso com o auxílio de um papelão e carimbar a parede. Fácil, né?

 

Outra ideia bacana e ainda mais simples é usar fita isolante. Isso mesmo, esse material que todo mundo tem em casa. Ela pode ser usada para substituir os adesivos de parede e oferece diversas possibilidades de figuras, incluindo bolinhas, triângulos, pequenos X, listras e até desenhos completos, sejam abstratos ou não. É só recortar e colar direto na parede!

Os móveis também fazem parte da decoração

Além de funcionais, os móveis também ajudam a compor o estilo de decoração, fazendo toda a diferença no visual dos ambientes. Até mesmo esses itens podem ser construídos em casa, como um criado-mudo, por exemplo.

Com apenas um ou dois pallets, que você encontra em feiras ou supermercados, e uma demão de verniz ou tinta branca ou colorida, já se obtém um móvel para colocar ao lado da cama ou do sofá. Se preferir um efeito mais vintage, nem mesmo a pintura é necessária, bastando apenas a limpeza do caixote.

Leia também: Decoração na área de serviço

Objetos fazem toda a diferença

A quantidade de objetos que dá para fazer em casa é enorme! É possível unir alguns materiais para formar algo totalmente novo ou personalizar itens que você já tem. Um bom exemplo disso é o uso de CDs antigos, que você não usa mais, para adicionar um toque de brilho, seja na tampa de uma caixa, no interior de um organizador ou até mesmo na moldura de um espelho.

Para fazer, é só cortar o CD em pedaços, eles podem ter todos o mesmo tamanho ou variarem, de acordo com o efeito desejado. Depois, é só colar cada um no objeto escolhido. Aí, eles refletirão conforme a luz. Fica lindo!

Leia também: Como decorar e iluminar ambientes pequenos

A casa é o lugar onde se passa a maior parte do tempo, por isso vale a pena investir seu tempo e criatividade para torná-la cada vez mais aconchegante. Esperamos que tenha encontrado uma boa ideia aqui e que esse seja só o começo da sua experiência com o faça-você-mesmo.

Aproveite também para conhecer a linha de produtos para residência da Víqua e deixar a sua casa ainda mais bonita.

Compartilhar: