Exercícios físicos: como começar uma rotina mais saudável

28 de abril de 2023   |   Leitura 3 min Exercícios físicos: como começar uma rotina mais saudável

Está cansado de se sentir sedentário e quer começar uma rotina de exercícios físicos? Excelente ideia! Se exercitar traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, e pode melhorar significativamente a qualidade de vida. No entanto, dar o primeiro passo pode ser um desafio. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a começar sua rotina de exercícios de forma segura e eficaz.

1 – Defina seus objetivos

O primeiro passo para começar uma rotina de exercícios é saber qual é o seu objetivo. Quer emagrecer? Ganhar massa muscular? Melhorar a sua saúde cardiovascular? Saber qual é o seu objetivo vai te ajudar a escolher a melhor rotina de exercícios para alcançá-lo. Por exemplo, se você quer emagrecer, é preciso focar em exercícios que queimam calorias, como corrida ou ciclismo. Já se o seu objetivo é ganhar massa muscular, é preciso investir em musculação e levantamento de peso.

2 – Escolha uma atividade física que você goste

Não há nada pior do que se forçar a fazer algo que não gosta. Por isso, escolha uma atividade física que você goste, como corrida, natação, ioga, dança ou musculação. Dessa forma, será mais fácil manter a motivação para continuar se exercitando. Se possível, experimente diferentes atividades para encontrar aquela que mais se adapta às suas preferências.

3 – Comece devagar

Não precisa querer abraçar o mundo logo de cara! Comece devagar e vá aumentando a intensidade e duração dos exercícios com o tempo. Isso vai ajudar o seu corpo a se acostumar com a atividade física e prevenir lesões. Se você é iniciante, comece com 20 ou 30 minutos de exercício por dia, e vá aumentando gradualmente ao longo das semanas.

4 – Crie uma rotina

Criar uma rotina de exercícios é fundamental para manter a consistência e atingir seus objetivos. Defina um horário fixo na sua agenda para se exercitar e mantenha o compromisso consigo mesmo. É importante escolher um horário em que você esteja mais disposto e tenha menos chance de ser interrompido por outros compromissos. Se possível, faça exercícios pela manhã, pois isso pode ajudar a aumentar a disposição e energia para o resto do dia.

5 – Busque orientação profissional

Se você é iniciante em atividades físicas, é importante buscar a orientação de um profissional de educação física. Ele poderá te ajudar a escolher a melhor rotina de exercícios e a executá-la de forma segura e eficaz. Além disso, um personal trainer pode te motivar e acompanhar o seu progresso ao longo do tempo. Mesmo que você já tenha experiência em exercícios, pode ser útil consultar um profissional para ajustar a rotina e garantir que você está fazendo os exercícios corretamente.

6 – Misture os exercícios

Fazer o mesmo tipo de exercício todos os dias pode ficar um pouco monótono e chato, além de não proporcionar os benefícios de um treino variado. Por isso, é importante misturar os exercícios e incluir diferentes tipos de atividades físicas na sua rotina. Por exemplo, faça musculação em um dia, corrida no outro e ioga no terceiro. Isso ajuda a trabalhar diferentes grupos musculares e evitar lesões por sobrecarga.

7 – Acompanhe seu progresso

Acompanhar o seu progresso é fundamental para manter a motivação e saber se está no caminho certo para alcançar seus objetivos. Faça anotações sobre o seu desempenho em cada exercício e monitore o seu peso e medidas corporais. Se possível, use um aplicativo de fitness para registrar seus treinos e medir seu progresso ao longo do tempo.

8 – Não se compare aos outros

Cada pessoa tem um ritmo e capacidade física diferentes, por isso não se compare aos outros. Concentre-se no seu próprio progresso e respeite os limites do seu corpo. Lembre-se que a prática regular de exercícios traz benefícios independentemente do nível de intensidade ou tempo de duração.

Com essas dicas, você está pronto para começar sua rotina de exercícios e colher os benefícios para a saúde física e mental. Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo, buscar orientação profissional e manter a consistência na prática de atividades físicas.

Seja criativo também na rotina de exercícios, aproveite este mês da saúde e da criatividade para se inspirar e ter boas e práticas saudáveis.  Bons treinos!

Compartilhar: