Horta Vertical: Como fazer a sua

30 de agosto de 2018   |   Leitura 4 min Horta Vertical: Como fazer a sua

O sonho de ter temperos sempre à mão e ambientes mais bonitos e cheios de vida pode ser mais fácil de realizar do que você imagina. Para tanto, basta eleger os seus tipos de ervas e sementes preferidos e contar com uma parede em local arejado, na qual bata sol por pelo menos 3 horas por dia, para conseguir trazer praticidade e beleza para o seu dia a dia.

Cultivar sua própria horta, além  de ajudar a adquirir hábitos mais saudáveis e sustentáveis e funcionar como terapia e relaxamento na hora de mexer com a terra e com as plantas, é também uma forma de decorar e manter sua casa, escritório ou qualquer espaço mais agradável e aconchegante.

Para tanto, existe uma variedade imensa de formatos de instalações, que vão de reaproveitamento de latinhas de metal e garrafas pet presas à tubos de canos PVC, a caprichadas estruturas de madeiras nobres, parafusos estilizados, vasos próprios para cada tipo de plantação e com sistemas de irrigação automáticos, que garantem maior praticidade e melhores resultados no cultivo.
Quer saber por onde começar? Veja as dicas que separamos para você:
Horta de pet com parede forrada com plástico.

PRIMEIRO PASSO

Se você tem o espaço mínimo ideal para cultivar sua horta vertical, já pode começar a decidir os detalhes de como ela vai ser, se vai construir a estrutura sozinho ou se vai contratar um paisagista.

Caso o espaço escolhido para sua horta seja muito grande, é aconselhável contar com auxílio profissional, alguém que tire medidas com precisão e faça todos os cálculos necessários pode evitar danos e garantir bons resultados de cultivo.

Verificar se a estrutura que você vai fixar na parede é capaz de suportar o peso dos vasos que vão ser acoplados – inclusive depois de receberem terra e água – também é fundamental, assim como preparar a parede em que a horta vai ser montada.
Horta vertical feita com vasos de barro.

Horta vertical com vasos de barro.

Horta vertical feita com calha de metal.

Canos de metal cortados, utilizados como base para as plantas.

SELECIONE OS VASOS IDEAIS 

Vasos retangulares podem conter várias espécies de plantinhas ou uma boa quantidade de uma só. Já os estilo meia-lua são os perfeitos para ir direto nas paredes e podem ser dispostos de forma agrupada para compor um local.

Vasos alternativos também são boas opções: os feitos de fibra de coco remetem a um estilo mais rústico; caixas ou vidros de alimentos em bom estado, podem se tornar ornamentos; tubos de PVC, cortados em sua extensão, podem receber pequenas plantas; garrafas PET são utilizadas deitadas ou em pé, com a parte da tampa sendo o fundo do vaso; calhas de metal trazem mais elegância e podem receber os mais diferentes tipos de vegetais.
Horta na parede com vasos dourados

Vasos cortados em estilo meia-lua são ideais para colocar em paredes.

Horta vertical feita com vasos coloridos.

Vasinhos coloridos deixam o ambiente mais divertido.

A ESTRUTURA FIXADA NA PAREDE

Dependendo do vaso escolhido, você vai poder trabalhar em conjunto com determinadas estruturas acopladas à parede. Os materiais mais utilizados nessas instalações são madeira, ferro ou aramados.

Já os modelos são inúmeros: tábuas, placas de deck, treliças, pequenas escadas, vasos pendurados por correntes, cordas, ou até mesmo, apoiados em batentes de janela.

É interessante dispor as plantas que gostam de menos água em cima da montagem e as que gostam mais embaixo. Dessa forma, os vasos de baixo ficam mais encharcados.
Horta na parede feita com cestos.

Estrutura em treliça de madeira pintada.

Horta vertical com estrutura de ferro

Estrutura de ferro.

ESCOLHA AS HORTALIÇAS CERTAS

Hortaliças em vasos.

Ervas frescas são sempre melhores para o consumo.

Orégano, manjerona, hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, agrião, manjericão e melissa, são boas opções de plantas para serem cultivadas em uma horta vertical. Mas é preciso saber quais convivem melhor e acertar nas escolhas para ter um jardim duradouro. Veja algumas dicas:

  • Algumas hortaliças são mais fáceis de se cultivar, como o alface.
  • Plantas de raízes curtas são melhores para esse tipo de jardinagem, pelo tamanho limitado de suportes que precisam, como o orégano.
  • Cada planta necessita um determinado período de sol, procure cultivar junto aquelas que vivem bem no mesmo tipo de ambiente.
  • Algumas plantas não gostam de muita água: lavanda, salsinha e alecrim, por exemplo.
  • Outras preferem abundância de água, como orégano, segurelha e hortelã.
  • A hortelã é considerada uma planta invasora e deve ter seu próprio local para que não prejudique o crescimento das demais espécies.

Agora está tudo certo para começar a colocar em prática a construção da sua horta vertical. Siga as orientações acima, mantenha seu estilo na decoração e desfrute das delícias de ter um cantinho de natureza perto de você. Além de conviver com uma área verde ao seu alcance todos os dias, vai ser possível degustar os sabores da sua plantação.

Compartilhar: