Importância da sustentabilidade nas empresas

18 de maio de 2022   |   Leitura 3 min Importância da sustentabilidade nas empresas

Cada vez mais fala-se sobre sustentabilidade no mundo todo. Um tema importante, que impacta na rotina e nos passos para o futuro. Com inúmeras vantagens, chama a atenção as questões econômicas e como pensar e realizar ações mais sustentáveis, que são fundamentais para a preservação do meio ambiente e também para o desenvolvimento e crescimento das próximas pessoas do nosso planeta. No meio das indústrias e empresas esse assunto também vem sendo motivo de preocupação e cuidado, principalmente pelas vantagens que o tema traz.

Por isso, preparamos alguns pontos importantes para você entender o que é sustentabilidade e como adotar práticas sustentáveis no seu local de trabalho.

O que é sustentabilidade?

A palavra sustentabilidade deriva-se do latim sustentare, que tem como significado: sustentar, defender, apoiar, conservar e cuidar. O conceito desse termo surgiu em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Unche), que aconteceu em 1972. Essa reunião, da ONU (Organização das Nações Unidas), foi a primeira sobre o meio ambiente, e levantou temas sobre a deterioração e poluição do ambiente.

Sustentabilidade reflete a procura entre o equilíbrio da disponibilidade de recursos naturais existentes com a sua exploração pela sociedade, visando possibilitar que a sociedade evolua cada vez mais, protegendo e cuidando para que as próximas gerações do mundo tenham tantas oportunidade, recursos e qualidade de vida quanto atualmente.

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é uma mescla de ideias e ações criadas por empresas para tornar que todos os processos sejam comprometidos com o meio ambiente e a sociedade. Envolvendo a criação e gestão sustentável de negócios e métodos dentro e fora da empresa, possuem o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ambientais e sociais em que a empresa atua e convive.

Esse conjunto de realizações feito por empresas não é benéfico apenas para os proprietários, mas também para: funcionários, clientes, consumidores, fornecedores e todos os envolvidos de alguma forma com a produção e finalização do produto. Ressaltando que, além das práticas sustentáveis beneficiar o meio ambiente e a sociedade, melhora a imagem da companhia em relação aos seus consumidores, que cada vez mais visam e buscam por produtos ligados a produções ecológicas. Segundo dados da pesquisa da IBV (Institute for Business Value), em 2021, 84% dos clientes apontaram que a sustentabilidade ambiental é importante. Por isso, estar por dentro dos processos do mercado e conectado com as tendências sustentáveis é fundamental para o futuro da sua empresa e, principalmente, para o futuro da humanidade.

E como promover ações sustentáveis na empresa?

Agora que você sabe do que se trata a Sustentabilidade Empresarial e qual a sua importância, confira alguns exemplos de ações para serem implementadas na sua empresa:

• Reduzir, abolir ou compensar o uso de descartáveis;

• Investir na reciclagem do lixo gerado na empresa;

• Criar embalagens que sejam fáceis de serem recicladas ou reutilizadas pelo consumidor;

• Investindo em energia limpa;

• Criar ou apoiar causas voltadas ao meio ambiente;

• Promover treinamentos, workshops e palestras sobre tópicos de sustentabilidade no ambiente de trabalho.

Com essas iniciativas, sua empresa pode trazer um grande impacto positivo para o planeta e se tornar um exemplo positivo, tanto para outras empresas como para a comunidade.

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Compartilhe-as com algum amigo, parente ou vizinho que se interesse por essas iniciativas também!

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhar: