Na loja Sustentabilidade

Loja eco-friendly: 6 dicas para ter a sua

13/01/2020 - admin.viqua

Jogando lixo no lugar adequado.

Uma loja eco-friendly busca reduzir seu impacto no meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Confira 6 dicas para ter a sua.

Com o crescimento populacional e o consequente aumento do consumo de recursos naturais, também cresce a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Afinal, o planeta não consegue suprir a quantidade de madeira, energia elétrica, água e outros recursos utilizados tanto em residências quanto nas fábricas e empresas. Outro problema que prejudica a natureza e resulta em catástrofes no meio ambiente é a poluição do ar e da água, causada pela emissão de CO2 e o descarte excessivo e inadequado de resíduos, principalmente de materiais plásticos. Tendo isso em vista, depende de todos nós o consumo mais consciente e sustentável para preservar a natureza, o que também é conhecido como eco-friendly (amigável ao meio ambiente). Algumas empresas já adotam essa postura que, além de reduzir o uso de recursos, gera identificação com o público que também busca esse estilo de vida. Se o seu objetivo é ter uma empresa eco-friendly, leia as 6 dicas a seguir e comece a colocá-las em prática agora mesmo!

1. Troque o papel pelo digital

Com o avanço da tecnologia e o aumento da digitalização dos processos, não há motivos para imprimir e armazenar tantos documentos e arquivos em papel, o que desperdiça recursos e ocupa mais espaço físico. Portanto, deixe os papéis apenas para o que é realmente necessário e mantenha o restante no computador. Incentive os colaboradores a fazerem o mesmo. O ambiente da sua loja e o meio ambiente agradecem.

2. Evite produtos descartáveis

Imagine se cada colaborador da equipe tomar água ou café em copos descartáveis todos os dias. Isso resultará em uma grande quantidade de lixo, certo? Esse descarte desnecessário pode ser evitado com uma atitude simples: a substituição por garrafinhas reutilizáveis ou xícaras. Sua própria empresa pode oferecê-las de brinde aos colaboradores como uma forma de incentivar o hábito no dia a dia. Dessa forma, a demanda por copos descartáveis diminui e a loja pode deixar de repor o material aos poucos.

3. Invista em equipamentos mais econômicos

Economizar energia elétrica também é uma boa forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. Para isso, ações simples como escolher lâmpadas de LED, mais econômicas, além de equipamentos com baixo consumo de energia, já fazem a diferença. Não é preciso substituir todos os equipamentos de imediato, mas é importante levar isso em conta quando for realizar a troca de máquinas e outros itens necessários para a loja.

4. Incentive o transporte sustentável

A sustentabilidade começa antes mesmo do início do expediente. Afinal, o meio de transporte escolhido para chegar até o trabalho também tem impacto na natureza. Nesse caso, compartilhar caronas e trocar o carro por ônibus ou bicicleta são boas alternativas para reduzir o número de veículos nas ruas, diminuindo a emissão de CO₂ na atmosfera. Por isso, o papel da empresa eco-friendly é incentivar e facilitar o transporte sustentável, seja ao divulgar informações, fazer parceria com aplicativos de carona, disponibilizar vagas exclusivas para quem divide o carro, bem como bicicletário, ou até mesmo presentear os colaboradores mais conscientes com brindes.

5. Engaje toda a equipe

Quanto mais pessoas envolvidas, melhores os resultados. Uma das formas de engajar a equipe é por meio de ações de comunicação, incluindo eventos sobre o tema e a divulgação de datas comemorativas relacionadas a ele, como o Dia da Água ou Dia da Árvore, por exemplo. Assim, os colaboradores vão perceber cada vez mais a importância de preservar o meio ambiente e também como eles podem fazer isso com atitudes mais simples do que imaginam.

6. Economize água

Assim como a economia de energia elétrica, a redução do consumo de água também é cada vez mais importante. Algumas ideias são: a instalação de um sistema de reaproveitamento de água da chuva e de torneiras com arejador.

A Víqua, por exemplo, conta com uma linha de torneiras que economizam até 50% de água e evitam o desperdício, além de proporcionar mais conforto para as mãos devido ao seu jato suave.

Esperamos que estas boas práticas sejam úteis para você e te ajudem a fazer parte das empresas eco-friendly!


Na loja Sustentabilidade
Compartilhar