Receitas sustentáveis: como cozinhar de forma eco-friendly

23 de fevereiro de 2024   |   Leitura 3 min Receitas sustentáveis: como cozinhar de forma eco-friendly

Cozinhar de forma sustentável vai muito além de apenas preparar uma refeição. Envolve fazer escolhas conscientes desde a seleção dos ingredientes até a redução de desperdícios. Neste blog, vamos explorar o que significa uma refeição sustentável, seus benefícios e algumas práticas culinárias que você pode adotar para promover um impacto positivo no meio ambiente.

 

O que é uma refeição sustentável?

Uma refeição sustentável é aquela que é preparada levando em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Isso inclui a escolha de ingredientes orgânicos e de origem local, a redução do desperdício de alimentos e o uso eficiente dos recursos naturais, como água e energia. Além disso, é importante considerar a embalagem dos alimentos, optando por materiais recicláveis ou biodegradáveis.

 

Benefícios de uma refeição sustentável:

  1. Impacto ambiental reduzido: Refeições eco-friendly são produzidas de forma a minimizar o impacto ambiental. Isso significa que os ingredientes são cultivados de maneira sustentável, sem o uso exagerado de defensivos agrícolas.
  2. Apoio à economia local: Ao optar por refeições eco-friendly, você está apoiando a economia local. Isso porque muitos produtores de alimentos orgânicos são pequenos agricultores locais, que dependem do apoio da comunidade para continuar produzindo alimentos sustentáveis.

  3. Redução de desperdícios: Aproveitar integralmente os alimentos, incluindo cascas e sobras, contribui para a redução do desperdício alimentar e para a economia doméstica. Além de reduzir o impacto ambiental associado ao descarte de alimentos, essa prática também ajuda a economizar recursos, como água e energia, utilizados na produção desses alimentos.

Ficou interessado sobre o assunto? Aprenda algumas dicas para lidar com seus resíduos no dia a dia de forma consciente. Confira nosso artigo clicando aqui.

 

Receitas para dar o primeiro passo:

  • Pão de casca de banana:

 – 6 bananas inteiras com cascas;

   – 1 xícara (chá) de água;

   – 1/2 xícara de óleo;

   – 1 xícara de leite;

   – 1 ovo;

   – 30g de fermento fresco (para pão);

   – 1/2 kg de farinha de trigo;

   – 1 pitada de sal;

   – 1 colher (sopa) de açúcar.

Modo de preparo: Após lavar e picar as cascas de banana, bata-as com a água no liquidificador. Junte o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o açúcar. Por último, acrescente à massa as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.

 

  • Geleia de casca de mamão

– 1 mamão médio;

– Açúcar;

– Água.

Modo de preparo: O mamão deve ser bem lavado e descascado. Coloque as cascas numa panela com água suficiente para cobri-las, e leve ao fogo deixando cozinhar bem.

Retire do fogo quando as cascas estiverem desmanchando, e passe-as na peneira. Com a massa restante, meça-a e adicione metade da medida de açúcar, levando ao fogo novamente até se obter uma consistência gelatinosa.

 

  • Bolinho de arroz assado

– 2 xícaras de chá do arroz que sobrou do jantar ou almoço;

   – 1 colher de sopa de cebola picada;

   – 1 dente de alho picado;

   – 2 colheres de sopa de salsinha picada;

   – 2 ovos;

   – 1 xícara de chá de farinha de trigo;

   – Sal a gosto.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes num pote e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça pequenos bolinhos e coloque-os num refratário untado com óleo. Asse em forno médio por 30 minutos.

 

Adotar práticas sustentáveis não apenas beneficia o meio ambiente, mas também promove uma alimentação mais saudável e econômica. Ao fazer escolhas conscientes na cozinha, podemos contribuir para um futuro mais sustentável para todos. Experimente algumas das receitas sugeridas e faça parte desse movimento em direção a um estilo de vida.

Se quer entender os desafios da sustentabilidade no Brasil, confira nosso artigo: Desafios para a Sustentabilidade no Brasil.

Compartilhar: