Reforma de banheiro: simples e econômica

6 de agosto de 2019   |   Leitura 4 min Reforma de banheiro: simples e econômica

Quando falamos de reforma de banheiro, qualquer detalhe faz toda a diferença no orçamento e no resultado final. Conheça os segredos que vão ajudar você.

Por menor que seja, o banheiro é um dos cômodos mais importantes da casa. É para ele que vamos assim que acordamos e logo antes de dormir, além de ser um espaço visto por todas as visitas. Por isso, é fundamental mantê-lo sempre organizado, com um visual lindo e moderno. E o texto de hoje é para ajudar você nisso. Aqui, você vai aprender algumas dicas especiais para fazer uma reforma de banheiro perfeita!

Antes de começar, é preciso lembrar: passar por uma reforma é sempre uma tarefa difícil. É preciso cumprir prazos, tomar decisões importantes – muitas vezes em conjunto – e isso tudo, claro, sem ultrapassar o orçamento estipulado. Quando falamos de reforma de banheiro, então, a situação fica ainda mais complicada. É preciso tomar um cuidado especial com canos internos e com o projeto de iluminação, devido à umidade, além de escolher cuidadosamente os materiais certos para evitar complicações futuras.

Mas não se preocupe: seguindo algumas dicas, a obra pode ser muito mais simples e econômica do que você pensa. Vamos lá!

Por onde começar a reforma do banheiro?

Inicie pelo básico, determinando um objetivo para a reforma. Pense no que você deseja mudar. Renovar o visual do ambiente? Solucionar ou evitar problemas de infiltração? Com isso em mente, ficará bem mais fácil estipular um orçamento médio e encontrar os fornecedores e profissionais corretos para a obra.

Organização é tudo. Pense nos detalhes!

Durante a reforma de banheiro, existem tantos detalhes para planejar que algumas coisas podem ficar para trás. Por exemplo: como isso pode afetar sua rotina negativamente? Durante a reforma, existe outro banheiro na casa para você utilizar? Organize-se e evite problemas.

Como economizar na reforma de banheiro?

A boa e velha planilha de gastos

Não tem jeito: para evitar o descontrole e o desperdício de dinheiro, o segredo é planejar e organizar todos os gastos. Crie uma planilha para anotar todos os itens necessários para a reforma, preços, quantidade e demais informações que achar relevantes.

Escolha os materiais corretos

A escolha dos produtos faz toda a diferença, tanto no orçamento quanto no visual do banheiro. Torneiras em ABS são resistentes e não oxidam – algo essencial para áreas extremamente úmidas, como o banheiro.

Pesquise, pesquise, pesquise

Existem infinitas opções de fornecedores e profissionais capacitados para auxiliar você na reforma de banheiro. Para evitar desperdício e futuras complicações, faça uma pesquisa de mercado e selecione as melhores alternativas para seu orçamento e objetivo final.

Atente-se às regras!

Se você mora em apartamento, lembre-se de observar as regras do condomínio sobre horários de obra e de solicitar a planta baixa do local: com ela, é possível identificar onde estão os tubos e fios do local. Assim, você evita multas ou danos na estrutura do prédio – menos gastos extras para você!

Não economize demais no projeto elétrico

É isso mesmo, economizar na reforma pode significar ter que gastar mais no futuro. Devido à imensa umidade do banheiro, os cuidados com a parte elétrica do cômodo são essenciais. Além disso, é fundamental instalar uma estrutura elétrica que suporte a alta potência dos chuveiros, secadores, chapinhas e mais. É como diz ditado: o barato sai caro, e muito.

Reforma de banheiros pequenos

Analisar o espaço disponível no seu banheiro é fundamental para a reforma. Porém, com algumas técnicas simples, você pode criar a sensação de um ambiente mais amplo sem precisar aumentar sua metragem.

Aposte nos espelhos

Além de ser importante em todo banheiro, com função prática e decorativa, o espelho é peça-chave para espaços menores. Isso porque a peça ajuda a dar o aspecto de que o espaço é maior! Além de deixar o ambiente bem mais sofisticado, claro. Invista nos espelhos que não embaçam.

Cores claras

Outra boa dica é fugir das cores escuras. Tons mais claros oferecem a ideia de amplitude ao cômodo, além de trazer mais leveza e, quando presentes no teto, dão a impressão de um ambiente parecer mais bem iluminado. Lembre-se: especialmente para a área do box, em que há contato direto com água, é necessário utilizar tipos específicos de pintura, que não desgastam com o tempo, caso você opte por não utilizar cerâmica dentro do box.

Neutro x Colorido

Para dar uma sensação de banheiro mais amplo, é importante apostar em cores neutras para o piso também, mas nada impede de utilizar elementos coloridos para deixar o ambiente com um ar mais moderno, como ladrilhos na parte interna do box. Experimente!

Veja também: “Como decorar e iluminar ambientes pequenos”

Pronto! Anotou todas as dicas? Com elas, a reforma do seu banheiro vai ficar muito mais fácil e econômica. Agora, o segredo é conhecer nossa linha completa de torneiras, registros, duchas e mais produtos para banheiro para você não desperdiçar nem um pingo extra de água – mais uma economia pós-obra!

Compartilhar: