2 de dezembro de 2022 | Leitura 2 min

Sustentabilidade e seus 3 pilares

Sustentabilidade é tema/assunto muito latente em nossa atualidade, e na maioria das vezes, ela é diretamente associada ao meio ambiente, natureza, e outros assuntos ligados ao nosso planeta.

Mas no geral, o conceito dessa palavra não é 100% compreendido. Por isso, muitas pessoas não sabem o quão abrangente pode ser a discussão quando o assunto é sustentabilidade.

Vamos entender um pouco mais sobre?

O que é Sustentabilidade?

Bom, acreditamos que a melhor maneira de iniciar essa discussão, é entendendo de uma vez por todas, o que é sustentabilidade.

Sustentabilidade é um conceito relacionado à conservação ou à manutenção de um cenário a longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças.

Na questão ambiental, em que o termo é empregado com frequência, a sustentabilidade faz referência a um planeta saudável, no qual as pessoas possam encontrar as condições necessárias para a sobrevivência, de geração em geração, tendo o entendimento de que os recursos naturais são limitados.

Mas esse termo é diretamente aplicado em diversas áreas. Neste artigo, trouxemos 2 outros tipos de sustentabilidade não tão comentados, porém muito ligados com o período que vivemos nos últimos anos.

Sustentabilidade social

Trata-se de todo capital humano, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus colaboradores, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a sua volta e a sociedade em geral.

Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos envolvidos.

Sustentabilidade econômica

Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.

Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir às custas de um desequilíbrio no ecossistema a seu redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos funcionários ou a degradação do meio ambiente da área à sua volta, por exemplo, ela definitivamente não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável.

Mas afinal, de que forma esses pilares podem ser aplicados a Viqua?

Sustentabilidade sempre foi um dos principais focos da nossa empresa, em todos os sentidos. Buscamos um ritmo de inovação constante, sempre visando o bem-estar de nossos clientes e colaboradores.

Aqui na Viqua, nós promovemos a reciclagem de materiais e restos de produtos que seriam descartados na natureza, fazemos a utilização de energia elétrica sustentável e produzimos embalagens de fácil reciclagem.

Priorizamos sempre a boa convivência de nossos colaboradores, oferecendo diversos benefícios, um ambiente acolhedor e saudável e diversas oportunidades de crescimento interno.

Por fim, esperamos que as informações dessa matéria tenham contribuído para você entender melhor sobre qual é a importância dos pilares da sustentabilidade e como são aplicados.

Em breve traremos algumas dicas de como aplicar esses conceitos na sua rotina. Além de ajudar para a preservação da natureza, as ações sustentáveis trazem benefícios sociais e financeiros. Fiquem ligados!

Compartilhar: