Cotidiano

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

20/06/2022 - admin.viqua

capa

As entrevistas de empregos são fundamentais em processos seletivos, o que pode causar medo e calafrios nos candidatos que buscam uma oportunidade de trabalho. Por isso, a ansiedade, antes de realizar a entrevista, pode ser considerada normal, porém você não pode deixá-la tomar conta. Para te ajudar nessa etapa tão importante, preparamos um conteúdo especial de como se preparar e conseguir conquistar a vaga desejada.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se você foi chamado para a entrevista, você já possui um ponto positivo, pois a empresa gostou do seu currículo e viu potencial em seu perfil. Caso precise de ajuda para desenvolver seu currículo, nós temos um outro texto blog falando sobre o assunto: https://viqua.com.br/blog/dicas-de-como-fazer-seu-curriculo

Com isso, você deve estar bem preparado para o momento da entrevista. Logo de início, é importante ter em mente que quem te entrevistará já conhece seu histórico profissional. Logo, na entrevista, ela analisará seu comportamento, personalidade, tom de voz, forma de se expressar e como você age diante de outra pessoa. É nessa etapa que você deve mostrar para recrutadora o motivo de merecer a vaga naquela empresa.

Procure treinar e pesquise bastante para se preparar para esse momento. Tenha autoconhecimento e faça um estudo sobre a empresa em que você está concorrendo a vaga. Isso é importante para aumentar os argumentos sobre as razões que você quer participar dessa companhia e também porque o seu perfil é o ideal para que seja a escolha certa para a vaga.

Como devo me comportar?

Já falamos que o nervosismo que pode surgir nesse momento é normal. Porém, adotar algumas ações te ajudarão a ficar mais tranquilo e disposto neste momento:

• Faça refeições com comidas leves e evite gorduras;

• Tenha uma boa e tranquila noite de sono antes do dia da entrevista;

• Saia cedo de casa e chegue com certa antecedência para evitar se atrasar;

• Prepare-se com antecedência;

• Entenda a cultura e os valores da empresa;

• Pesquise e tenha conhecimento da função desejada.

É importante que você seja você mesmo. Se você tentar forçar parecer alguém que você não é, por mais que tenha se preparado e treinado, quem estará te entrevistando provavelmente perceberá. Isso porque esses profissionais são treinados para fazerem perguntas certeiras, que acabam auxiliando no momento da identificação de cada característica.

Para ser coeso e justo, sem criar uma personalidade diferente da sua, seja você mesmo e BOA SORTE!


Cotidiano
Share