6 dicas para decorar lavabo pequeno

9 de setembro de 2019   |   Leitura 3 min 6 dicas para decorar lavabo pequeno

Em geral, o lavabo das casas ou apartamentos tem como objetivo oferecer um espaço para as visitas, mas nada impede que ele seja utilizado pelos próprios moradores. Seja qual for a sua principal finalidade, é como em todos os outros ambientes: a decoração faz toda a diferença.

É preciso levar em conta que, diferente do banheiro, o lavabo não tem chuveiro. Por isso, o cômodo costuma ter um tamanho ainda mais reduzido. Como deixá-lo visualmente mais atrativo aos visitantes, além de dar a impressão de que o espaço é maior?

Confira as 6 dicas que separamos a seguir e deixe seu lavabo mais bonito e aconchegante.

1. Comece pelas paredes

Se você está construindo, leve a decoração em conta antes mesmo da colocação dos móveis. Afinal, a cor escolhida para a parede faz toda a diferença na aparência do ambiente. Mas se a ideia é renovar um cômodo já pronto, a mudança da pintura ou revestimento é o suficiente para mudá-lo completamente.

Em ambos os casos, não há regra para a cor. A escolha depende do seu estilo de decoração preferido e da sensação que você quer transmitir no lavabo. A combinação de cores claras, por exemplo, dá a impressão de que o espaço é mais amplo, além de trazer mais tranquilidade.

As cores mais escuras fogem do tradicional e dão um ar mais sofisticado ao ambiente. Para não pesar, elas podem ser colocadas em paredes opostas ou misturadas com cores claras, seja em estampas ou listras. Por falar em listras, as verticais passam a sensação de um ambiente mais comprido, enquanto as horizontais dão a impressão de um ambiente mais largo. Use sua criatividade!

Outra dica para otimizar o espaço do lavabo é a escolha da porta. Ela pode ser de correr, o que permite a colocação de móveis próximos a ela sem que haja o risco de esbarrar no que está no interior do cômodo.

2. Se atente ao tamanho dos móveis

A dica é simples: ambiente pequeno, móveis pequenos. Assim, ainda sobra espaço para circular pelo cômodo sem deixar de ter lugar para guardar o essencial, como toalhas de rosto e itens de higiene pessoal, incluindo escovas de dente e cosméticos.

Os armários suspensos também são uma alternativa. Para isso, pode ser necessário mandar fazer móveis planejados, do tamanho exato para o seu lavabo.

3. Aposte em uma iluminação diferente

A iluminação é fundamental para deixar um ambiente mais aconchegante e, mais uma vez, as opções são diversas. Você pode colocar lâmpadas suspensas no teto ou abajures nas paredes.

É possível instalar uma única lâmpada mais forte para iluminar todo o cômodo ou apostar em várias luzes menores, o que deixa o visual bem interessante.

Outra ideia atraente é colocar as luzes mais próximas do espelho, o que facilita na hora de passar ou retocar a maquiagem, assim como dar uma última olhada no visual antes de sair.

4. Espelhos dobram o tamanho do ambiente

Espelho é item essencial para o seu lavabo! Além da sua funcionalidade habitual, ele também faz a diferença na decoração, dando a impressão de que o lavabo é mais espaçoso. Se o espelho for grande, esse efeito é maior, ainda mais se ele cobrir toda a parede ou boa parte dela.

Os formatos do espelho podem variar de acordo com o tamanho do banheiro e a colocação dos móveis e do sanitário. O importante é escolher um modelo que atenda às suas necessidades e harmonize com o restante da decoração.

5. Não esqueça dos acessórios

Os acessórios são itens pequenos, mas que podem fazer toda a diferença na decoração de um lavabo pequeno. Procure combinar o suporte para toalha com o de papel higiênico, assim como o lixeiro e a saboneteira na pia.

Para dar um toque de personalidade, complemente com itens decorativos, como quadros, plantas e outros enfeites. Escolha à vontade!

6. Invista em material de qualidade

Mais importante do que um cômodo bonito, é que ele seja funcional e resistente, sem exigir grandes manutenções frequentes. Por isso, é essencial investir em material de qualidade, desde a construção até a escolha de móveis e instalação hidráulica.

Uma opção confiável é a linha de produtos da Víqua para banheiro, que inclui torneiras com arejador, assentos sanitários, armário e acessórios variados. Conheça e torne o seu lavabo um espaço mais aconchegante.

Compartilhar: