Aprenda a cultivar um pomar

11 de janeiro de 2019   |   Leitura 2 min Aprenda a cultivar um pomar

Pomares são verdadeiras terapias para quem os cultiva. Quando bem cuidados, os resultados são gratificantes e estimulam o aprofundamento no cultivo. Mas talvez a primeira dica seja a seguinte: se você quer criar um lindo pomar, é bom se atentar ao fato de que cada tipo de árvore e pomar possuem necessidades distintas de nutrientes, água e luminosidade. Os cuidados também podem variar de acordo com o tipo de solo e clima da região onde se encontram.

Independente do tamanho do pomar, é possível obter uma série de benefícios, como embelezamento do espaço físico, a disponibilidade de frutos saborosos e até mesmo evitar que o solo sofra danos e erosões na região em que as árvores serão alocadas.

Atente-se para a incidência de raios solares

Todas as árvores frutíferas necessitam de uma quantidade mínima de sol para produção. Em geral, no mínimo 7 horas diárias de exposição à luminosidade garantem que essas árvores sejam capazes de produzir bons frutos.
Evite o plantio próximo a muros e paredes

Os muros e estruturas podem impedir o desenvolvimento das plantas, seja por impedir a incidência da luz ou atuar como uma barreira para o desenvolvimento de galhos e folhas. Além disso, o desenvolvimento das raízes pode gerar danos na estrutura física do muro ou da parede na sua proximidade.

Escolha atentamente o solo

O solo de um pomar deve ser profundo para que as raízes sejam capazes de se desenvolver facilmente, bem como possuir uma boa capacidade de absorção da água.

Escolha as melhores mudas

Há uma grande variedade de tipos de plantas que podem ser criados em um pomar, como mudas de pitangueiras, limoeiros e cajueiros. Verifique a que mais te atenda.

Varie nos tipos de árvores

Uma das melhores dicas para criar um lindo pomar é a combinação de tipos de árvores frutíferas, que possibilitam usufruir não somente do melhor em termos de sabor, mas também garantem que os problemas e necessidades de um tipo em específico não afete todas as árvores.
Mantenha uma quantidade adequada de espaço entre as árvores

Grande parte das árvores frutíferas possuem grandes copas, bem como uma quantidade abundante de folhas. Assim, o uso de uma população elevada de árvores em um pequeno espaço pode interferir no desenvolvimento das plantas.

Compartilhar: