Como se organizar no Home Office

14 de outubro de 2022   |   Leitura 2 min Como se organizar no Home Office

Até algum tempo atrás, o trabalho remoto era uma atividade rara, com alto preconceito e pouco praticada pela grande maioria das empresas, mas com o surgimento da pandemia este cenário mudou, o home office foi necessariamente obrigatório para uma grande parte da população, posteriormente se tornando um hábito comum .

Hoje, graças a transformação digital, o trabalho remoto se mostra uma atividade com muitos benefícios, a flexibilidade de horário e espaço, possibilitada pelo home office, são fatores altamente valorizados pelos profissionais.

E na matéria de hoje, vamos apresentar algumas sugestões valiosas, para alcançar a alta produtividade nesse novo meio de trabalho.

Estabeleça horários para início e fim das atividades.

Estabelecer um horário fixo para o seu trabalho pode ser vital para melhorar sua eficiência e o aproveitamento de tempo durante seu expediente. Quando se inicia os trabalhos diariamente no mesmo horário, você desenvolve um costume, habituando seu inconsciente a trabalhar no tempo desejado. Pausas para almoço e café da tarde, também podem ser muito bem aplicadas para um momento de renovação.

Ache um espaço para trabalhar.

Apesar de estar no conforto da sua casa, não se esqueça que você está no seu horário de trabalho! Evite trabalhar deitado na cama ou acomodado no seu sofá, com o tempo você sentirá sonolência e até mesmo dores musculares. Busque um espaço exclusivo para o seu expediente, vale até montar uma mesinha no quarto ou em uma área tranquila da casa. O importante é que esse canto seja usado somente para o home office, até para limitar o ambiente em que será dedicado ao trabalho.

Tome cuidado com a sua postura!

Sua postura será sua melhor amiga no momento de home office, uma postura inadequada pode acarretar em diversos problemas, principalmente o cansaço, dores nas costas, e lesões nos seus músculos.

Se possível, compre uma cadeira específica para essas atividades, pesquise por opções focadas em ergonomia e conforto.

Seja organizado!

Mesmo que as suas tarefas não sejam muito numerosas, marque-as em uma agenda, se houver prazos ou datas para elas. Também vale criar listas de tarefas. Fazer essas anotações reforçam seus deveres, e facilitam a realização dos mesmos.

Aplicativos como o Google Agenda, Trello, e Click up são ótimas escolhas e são totalmente gratuitos. Além do velho e prático caderninho de anotações.

Saia de casa.

Pode parecer controverso, mas um dos principais pontos negativos do trabalho remoto é a falta de contato presencial. O isolamento, quando em excesso, pode gerar desânimo e improdutividade. Busque sair nos finais de semana, fazer caminhadas matinais, e até mesmo, se possível, trabalhar de forma presencial algumas vezes por mês. Evite que o home office te isole do mundo!

Esperamos que com essas dicas você consiga realizar um bom trabalho e mostrar competência mesmo remotamente. Não deixe que pequenas barreiras da sua rotina interfiram no seu rendimento. Boa sorte!

Compartilhar: