Dicas de como fazer seu currículo

4 de maio de 2021   |   Leitura 3 min Dicas de como fazer seu currículo

O currículo é uma peça fundamental para você se destacar no processo seletivo de qualquer empresa. Ele é o primeiro contato que a empresa terá com os candidatos antes de os verem pessoalmente, ou, como algumas empresas estão optando pelo modo remoto, em algumas ocasiões, pode ocorrer da empresa não ter contato presencial com os candidatos, por isso é de extrema importância que o currículo seja elaborado com atenção e cuidado.

 

Mas calma, não fique nervoso! Sabemos que, normalmente, as pessoas se sentem muito pressionadas e assustadas ao enfrentarem qualquer processo de seleção, por isso estamos aqui, para lhe ajudar a deixar essa etapa mais fácil e tranquila, fazendo com que você se sinta mais seguro no momento de enviar seu currículo para aquela empresa dos seus sonhos.

Vem com a gente, aprenda a montar o currículo perfeito!

Para nos ajudar nesse assunto, pedimos algumas dicas a responsável pelo processo de recrutamento e seleção na Viqua, Wilma Fredo, especialista na área.

1) Seja claro e objetivo:

“O currículo serve como uma breve apresentação sobre você, contendo apenas informações indispensáveis, como nome, cidade/ estado, formas de contato, objetivo profissional, cursos profissionalizantes, línguas que você domina, formação acadêmica, experiências profissionais mais relevantes (sendo, da experiência mais antiga para a mais recente) e habilidades pessoais”, comenta Wilma.

Não é necessário relatar toda a sua trajetória profissional e estudantil, priorize selecionar as informações que se relacionam com a vaga que você almeja conseguir, o restante, se for solicitado, você pode mencionar durante a entrevista, mas, nesse primeiro contato, seja breve e certeiro.

2) Cuidado com o tamanho:

Como vimos no tópico anterior, o que importa de fato no seu currículo não é a quantidade de informações, e sim a relevância delas. O tamanho ideal seria de no máximo duas páginas, com isso você consegue adicionar apenas as informações necessárias, sem ficar com textos maçantes e irrelevantes. Além de facilitar a leitura da pessoa que receberá seu currículo, tornando o processo mais prático.

“Nós, recrutadores, prezamos por currículos dinâmicos e diretos, por conta da correria da rotina nas empresas e instituições. Uma dica para conseguir ganhar espaço na hora de elaborar seu currículo é, dívida suas experiências profissionais em currículos diferentes, caso elas sejam de setores e áreas distintas. Por exemplo: Caso você tenha experiência profissional em Recursos Humanos e na área de Finanças, você pode elaborar um currículo para cada uma delas”, relata Wilma.

3) Layout do currículo:

Infelizmente não existe um layout perfeito, que fará com que seu currículo seja aceito de primeira. Até mesmo porque, não será o design do currículo que fará você passar para a próxima etapa do processe seletivo, e sim as informações presentes nele. Porém, o seu currículo precisa ser organizado, limpo e com informações de fácil acesso, focando sempre nas cores sóbrias e básicas, sem nada muito exagerado. Priorize elaborar seu currículo com duas colunas, assim você otimiza espaço e facilita a leitura.

4) O que NÃO colocar em seu currículo

• Informações extremamente pessoais, como CPF e RG. Não são informações necessárias e, você poderá ocasionar transtornos em expor seus documentos pessoais.

• Pretensão salarial. Adicionando essa informação você pode acabar transmitindo uma imagem distorcida ao recrutador, soando como ansiedade e desespero.

• Foto. Não é obrigatório, mas caso você queira colocar, selecione uma foto adequada, de preferência em fundo neutro, tirada por outra pessoa, sem pose e evitando roupas inapropriadas.

5) Tenha muita atenção!

Por último, mas não menos importante, é de extrema importância que você revise as informações que foram coladas em seu currículo. É natural que alguma palavra seja escrita incorretamente, por isso, releia o documento e confira se não passou nenhum erro despercebido.

Espero que tenhamos te ajudado nesse processo tão importante do recrutamento, a elaboração do currículo! Se você gostou das dicas que demos hoje, compartilhe esse post com o seu familiar ou amigo que também está na procura do emprego dos sonhos, tenho certeza de que ele irá gostar.

Continue acompanhando o blog da Viqua para mais informações e dicas!

Compartilhar: