Dicas para cuidar do seu jardim no Outono/Inverno:

31 de maio de 2021   |   Leitura 3 min Dicas para cuidar do seu jardim no Outono/Inverno:

Todos nós sabemos que essa época do ano é marcada, principalmente, pela transição do outono para o inverno, onde são recorrentes os eventos como mudança repentina de temperatura, diminuição no período de chuvas, noites mais frias e diminuição da umidade no ar.

Além dos cuidados que nós devemos ter com o nosso corpo nessas estações do ano, devemos aumentar nossa atenção aos jardins, pois as plantas também sofrem com as mudanças climáticas repentinas. Por isso, hoje ensinaremos como deixar suas plantas mais fortes e saudáveis para aguentarem as baixas temperaturas.

Ficou interessado no assunto? Continue com a gente e leia as dicas que preparamos para você!

Dica 01 – Limpeza

Independente da época do ano, devemos realizar, semanalmente, uma limpeza reforçada em nosso jardim, seja nas plantas internas ou em seu jardim externo, o importante é mantê-las limpas e organizadas.

Na área interna, priorize deixar seus vasinhos limpos, sem o acúmulo de água, evitando a proliferação de mosquito. Realize a poda de suas plantas apenas quando necessário, retirando as folhas amareladas e secas, visando dar continuidade ao seu crescimento.

Já na área externa, retire o excesso de folhas secas caídas no chão, elimine objetos que possam acumular água e limpe o solo removendo ervas daninhas e insetos, evitando assim, a proliferação de pragas.

Com o seu jardim limpo e cuidado, suas folhas e plantas estarão ainda mais preparadas para a troca de estação, mantendo-se assim, saudáveis e resistentes.

Dica 02 – Irrigação

Diferentemente do verão e primavera, nessa época do ano a temperatura, acaba sendo menor, diminuindo a necessidade da irrigação diária. Como os dias são mais frios e, algumas das vezes o tempo acaba se mantendo nublado, a falta da luz solar faz com que a utilização de água pela planta assim como a evaporação da água seja mais lenta. Irrigações em excesso podem resultar no acúmulo de água no solo.

Para melhor lhe ajudar na irrigação diária, a Viqua conta com uma linha de jardinagem completa, onde você encontra MangueirasHidropistolas e Conexões de alta qualidade e durabilidade, facilitando ainda mais o processo de cuidados com o seu jardim.

Uma ótima dica para saber se a terra está precisando ser irrigada é tocar no solo, verificando se a terra está úmida ou seca, facilitando assim o processo de irrigação. Lembre-se, tanto o excesso como a escassez de água podem acarretar a morte de suas plantas, por isso a importância da irrigação consciente.

Quer saber como irrigar o seu jardim de forma automatizada? Temos dicas especiais para você!

Dica 03 – Plantio

Se você está pensando em dar uma cara nova para o seu jardim, o outono é a estação ideal para isso! O clima mais ameno do outono é ideal para o plantio de arbustos e árvores frutíferas, por isso, prepare novas mudas e siga as dicas que você viu post de hoje, temos certeza de que seu jardim ficará lindo!

Dica 04 – Adubação

Nessa época do ano, logo no início do outono, estamos no momento ideal para você adubar o solo, preparando-o para a próxima estação. A adubação orgânica, composta de folhas secas, resíduos de origem vegetal, gramas e esterco animal, além de ser a melhor opção para o solo do seu jardim, reaproveita resíduos, evitando o desperdício.

Outra dica para melhorar sua adubação é, utilizar ancinho, também conhecido como rastelo, antes de começar o processo de adubação. Com ele você facilita o processo de absorção dos nutrientes da sua compostagem, fora a aeração do solo que ocorre durante o processo, eliminando o acúmulo de fungos e apodrecimento das raízes.

Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar com o seu jardim, basta colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.

Gostou do tema que abordamos hoje? Compartilhe ele com algum amigo, parente ou vizinho, assim, todos manterão o jardim lindo e saudável o ano todo.

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhar: