Dicas para otimizar o espaço da sua cozinha

10 de março de 2022   |   Leitura 4 min Dicas para otimizar o espaço da sua cozinha

Com a expansão urbana e o aumento do número de prédios e casas na cidade, é cada vez mais comum encontrar imóveis pequenos e com poucos cômodos, sendo uma opção mais barata e prática para o mercado imobiliário. Porém, com a redução desses ambientes, são encontradas dificuldades na hora de decidir como utilizar o espaço e manter tudo o que você precisa para seu uso cotidiano, e a cozinha acaba sendo um dos cômodos mais afetados por esses problemas.

Por ser um ambiente que comumente possui eletrodomésticos grandes como fogões e geladeiras, e possui também móveis como ármarios e balcões para armazenar alimentos, recipientes, panelas e outros, além de muitas vezes servir como sala de janta, a cozinha é um cômodo que necessita de cuidados especiais para que se possa aproveitar o máximo de espaço possível nesse cômodo.

Pensando nisso, a Viqua preparou esse post com dicas para que você possa aproveitar ao máximo espaço na sua cozinha.

• Invista em móveis planejados

Bonitos e modernos, os móveis planejados são uma alternativa excelente para quem busca otimizar espaço dentro da cozinha. Como são projetados pensando nas dimensões do seu espaço, esse tipo de mobília tende a dar utilidade para todo o ambiente, evitando espaços vazios que seriam perdidos ao comprar móveis em lojas comuns. Armários, adegas, mesas e bancos são apenas alguns exemplos da infinidade de móveis que podem ser projetados de acordo com a sua necessidade.

• Pendure utensílios de cozinha e panelas

Além de ser uma opção prática e decorativa, pendurar panelas e utensílios de cozinhas como colheres, facas e espátulas é uma forma de economizar espaço em gavetas e armários, aumentando a capacidade de armazenamento de objetos na sua cozinha. Essas peças podem ser penduradas por meio de ganchos, fitas, barras ou chapas perfuradas, e o que vale nesse momento é utilizar a criatividade para encontrar qual dessas opções combinaria mais com a sua cozinha.

• Aposte em armários e estantes aéreos

Armários e estantes aéreos são ótimas opções para quem possui uma cozinha muito pequena e necessita usufruir o máximo possível do espaço do cômodo, permitindo armazenar mais objetos sem precisar lotar os armários que você já tem. É importante definir uma altura que permita o acesso fácil a esses móveis e prestar atenção em quais itens serão guardados nas mobílias de chão e quais ficarão nas aéreas, a fim de otimizar tempo no dia a dia.

• Utilize o espaço em cima dos armários

Outra forma de aproveitar os armários aéreos é depositando itens que não são de uso comum no cotidiano, como algum eletrodoméstico pequeno que você não costuma utilizar, ou panelas e recipientes que servem apenas para receitas específicas. Esse espaço também pode ser utilizado para dispor objetos como vasos, quadros e esculturas, trazendo um aspecto decorativo para o ambiente sem precisar ocupar um espaço que poderia ser melhor utilizado para outras coisas.

• Acrescente prateleiras em seu armário

Muitas vezes ao comprar um armário, ele vem com poucas prateleiras e acaba não sendo o suficiente para armazenar tudo que você necessita. Uma maneira fácil e prática de otimizar esse espaço para aumentar a capacidade de armazenamento desse móvel é realocar e adicionar mais prateleiras, adaptando a parte interna do armário para suas próprias necessidades, ao invés de você ter que se adaptar aos espaços previamente dispostos no móvel.

• Foque em móveis retráteis e dobráveis

Tendência em apartamentos e casas com poucos cômodos, os móveis retrateis surgiram como uma alternativa para melhorar o uso do espaço de ambientes pequenos e costumam ter mais de uma função. Mesas que viram portas de armários e bancos dobráveis são apenas alguns exemplos desse tipo de mobília que diminui o espaço utilizado do ambiente e aumenta a área para circulação no cômodo.

• Opte por torneiras com purificador acoplado

As torneiras com purificador acoplado são uma maneira de ter acesso a água livre de impurezas sem precisar ter um filtro de água ocupando espaço em um balcão ou mesa da cozinha. Existem diversos modelos desse tipo de torneira no mercado, como as torneiras de bica móvel com purificador Marujá e Foz, ambas desenvolvidas pela Viqua, que unem a questão da saúde com a economia de espaço e praticidade no ambiente.

Com essas e outras ideias, você poderá utilizar da melhor forma possível o espaço da sua cozinha e adequá-lo para as suas necessidades, basta ter um pouco de criatividade.

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Compartilhe-as com algum amigo, parente ou vizinho que esteja procurando formas de economizar espaço na cozinha para que ele possa usufruir dessas dicas.

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhar: