28 de agosto de 2022 | Leitura 2 min

Dicas para ter um CÃOpanheiro saudável e feliz

Desde o início dos tempos, os cachorros cumprem o papel de melhor amigo do homem, mostrando uma fidelidade única ao seu dono, e isso se mantém até hoje. E não é à toa que hoje, dia 26 de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Cachorro.

O Dia Mundial do Cachorro não é apenas uma data comemorativa para homenagear nossos pets, mas também uma forma de ampliar o debate sobre os direitos dos cães. Assim como nós, os cachorros têm suas necessidades e demandam uma série de cuidados para terem uma vida longa e saudável.

O abandono de cães é um tipo de maus-tratos. A conscientização na hora da adoção do animal é essencial para que não haja nenhum tipo de arrependimento que possa acarretar novos abandonos. Se você tem vontade de adotar um amiguinho, deve ter consciência de todos os cuidados e responsabilidades que isso envolve. Não basta apenas abrir as portas de casa sem prepara-la para a chegada do cachorro.

E foi nesse caminho que separamos algumas dicas para melhorar sua convivência com seu pet, e garantir uma vida longa e saudável para seu amiguinho, tanto física como psicológica!

1 – Faça visitas periódicas ao veterinário

Infelizmente nossos cachorrinhos não conseguem falar como eles estão se sentindo, ou se estão com algum desconforto, então é essencial uma visita periódica ao veterinário, para que eles possam ser examinados e, caso tenham alguma questão, isso seja sanado da forma mais rápida possível.

2 – Vacinas

Registre as vacinas tomadas pelo seu pet numa agenda. Existem 2 tipos de vacina que devem ser tomadas anualmente, a vacina Polivalente e a Antirrábica, que previnem doenças como cinomose, parvovirose, raiva, dentre outras…

3 – Alimentação

Devemos sempre levar em conta que o sistema digestivo humano, e do seu animal, são completamente diferentes, por isso não devemos oferecer os mesmos alimentos, que nós, humanos, consumimos. O essencial são rações especializadas para cada tipo de raça e tamanho, feita com ingredientes selecionados para o sistema digestivo de cada pet. Cuidado com marcas que colocam muito sal na ração para que não dê pedra no rim no seu cãozinho.

4 – Brincadeiras e exercícios

A prática de exercícios físicos é essencial para a integridade física e mental do seu pet, A prática de exercícios fortalece a musculatura, evita a obesidade, mantém o corpo saudável, ajuda a aliviar o estresse, a se distrair e ter uma vida mais agradável. Cada animal possui uma necessidade específica. Animais agitados precisam de exercícios mais intensos. Os mais tranquilos ficam bem com atividades de menor impacto. E lembre-se sempre de levar um cantil de água para oferecer água ao seu pet. Nas brincadeiras, eles liberam bastante energia e precisam repor com água.

5 – Brinquedos interativos

Essa é uma sugestão para os donos que amam seus cachorrinhos, mas não tem muito tempo livre para entretê-los. Existe uma diversidade enorme de brinquedos já desenvolvidos para entreter os animais, de forma que eles possam se divertir e se desestressar sozinhos. Além disso, alguns brinquedos podem ajudar no desenvolvimento comportamental e pensamento lógico do seu pet.

Esperamos que tenham gostado destas dicas valiosas. O seu cãozinho é o seu melhor amigo, por isso cuide, ame e aproveite muito seu tempo com seu cãopanheiro.

Compartilhar: