Economize água neste verão

9 de janeiro de 2020   |   Leitura 2 min Economize água neste verão

No verão não é só a temperatura que sobe, com ela o consumo de água também se eleva consideravelmente. Infelizmente este gasto muitas vezes sai do controle, causando escassez da água em muitas regiões do Brasil.

Estamos na estação de maior risco de desperdício e precisamos adotar certos hábitos para evitar o pior. A partir de agora vamos conhecer algumas dicas que podem nos ajudar nesta missão.

Evite tomar banho longos.

Você sabia que cinco minutos a menos no banho geram uma economia de 25 litros de água? Se você mora numa casa com quatro pessoas, por exemplo, a economia diária será de 100 litros de água no mínimo. Por isso, evite tomar banhos longos e incentive a sua família a fazer o mesmo.

Economize na hora de escovar os dentes.

Deixe a torneira fechada sempre que estiver escovando os dentes, abrindo apenas quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos equivale a um gasto de 12 litros de água. Uma boa solução também é utilizar produtos com arejador, que diminui o desperdício de água em até 50% – todas as torneiras Víqua possuem a inovação!

Você pode economizar muita água no banheiro.

A primeira coisa que merece atenção é: fechar a torneira enquanto ensaboar as mãos. Quem não tem esse hábito gasta até 7 litros de água a cada lavagem. E, se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia. Dica especial para os rapazes: uma outra forma de ajudar na economia é alternar os dias de fazer a barba. Assim, você economiza água e dá um descanso para sua pele.

Cozinha também é lugar de conscientização.

Você lava a louça com a torneira aberta o tempo todo? Fique atento, o desperdício pode chegar a 105 litros de água por lavagem! Então, nada melhor que ensaboar as louças e depois enxaguar tudo de uma só vez. Outra opção é deixar os pratos de molho antes, assim a gordura sai com mais facilidade. Uma dica para os mais engajados: que tal utilizar uma bacia para ensaboar? O resultado é o mesmo e a economia pode chegar a 160 litros a cada lavagem. Você ainda pode fazer isso na própria pia, tapando a passagem da água.

Leia também: “Como economizar e reutilizar a água em casa”.

Economia de água é assunto sério aqui na Víqua. Por isso, desenvolvemos continuamente inovações que combinam sustentabilidade e praticidade para ajudar você a reduzir ainda mais o desperdício. Duas de nossas principais tecnologias com esse propósito são: ¼ de volta e o uso de arejadores. O acionamento ¼ de volta garante o fechamento perfeito das torneiras com menor esforço; Já o arejador, presente em todas as torneiras Víqua, evita respingos e garante até 50% de desperdício! Além de proporcionar conforto para as mãos com jato suave, claro.

Nossa vida é água, e a busca por processos e produtos cada vez mais ecológicos faz parte da nossa essência. Gostou das dicas? Fique de olho no nosso blog para receber muito mais.

Compartilhar: