Cotidiano

A importância de higienizar os alimentos corretamente

16/02/2022 - admin.viqua

alimentos

Muitas vezes, ao chegar do mercado ou da feira, pela pressa do dia a dia, guardamos alimentos como frutas, verduras e/ou legumes sem higienizar, e na hora de consumir, lavamos rapidamente em água corrente e acreditamos que estão prontos para consumo. Porém, não está não. Na hora de preparar ou consumir alimentos, existe uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação de bactérias e problemas de intoxicação.

Esses cuidados envolvem tanto a higienização do alimento, como a forma de conservá-los e prepará-los, além da própria higiene pessoal de quem o manipula. A falta desses cuidados podem ocasionar doenças como infecção por Salmonella, infecção por Escherichia coli, infecção por Staphylococcus aureus, botulismo, cólera e muitas outras, cujo sintomas podem variar entre náuseas, diarreia e desidratação.

Pensando nisso, a Viqua preparou esse post com dicas de formas corretas para higienizar alimentos e evitar que se contaminem.

• Higienização de legumes, vegetais e frutas

A higienização de legumes, vegetais e frutas pode ser feita de diversas formas, como por exemplo: Misturas de água com produtos como bicarbonato de sódio, água sanitária e detergente para alimentos mais resistentes e que são consumidos com cascas. E, para frutas e verduras que são consumidos sem casca, essa higienização pode ser feita com soluções diluídas de álcool ou hipoclorito de sódio, pouco tempo antes de serem consumidos. Já folhas verdes, como alface e repolho, podem ser desinfetadas com bicarbonato de sódio, hipoclorito ou vinagre também pouco tempo antes do consumo.

• Como lidar com carnes (peixes, frango e carnes vermelhas)

Antes de tudo é importante ressaltar que não se deve lavar qualquer tipo de carne enquanto ela estiver crua, pois as bactérias presentes nela podem contaminar superfícies, alimentos e utensílios de cozinha, além de que, a umidade ajuda as bactérias se proliferarem e se espalharem por todo o tecido da carne. Ao lidar com esse tipo de alimento, é importante ter cuidado na hora do corte para utilizar tábuas diferentes para cada tipo de alimento, e que não sejam de madeira. Deve-se manter o alimento refrigerado ou congelado, deixando-o produto cru separado de outros alimentos e lavar com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios domésticos e mãos depois de manusear a carne crua.

• Cuidados com os ovos

Antes de ser comercializado, o ovo já é lavado, o que reduz a quantidade de micro-organismos em sua casca. Após a compra, ele deve ser armazenado na geladeira e não é necessário qualquer tipo de lavagem antes de ser armazenado, pois pode-se acabar retirando sua película externa porosa presente na casca do ovo, que funciona como uma barreira de proteção e evita a entrada de bactérias em seu interior. Deve-se então higienizar os ovos apenas no momento do seu preparo, lavando-o em água corrente, e posteriormente com uma solução de água e cerca de 10 gotas hipoclorito de sódio, enxaguando-o novamente após o final do processo.

• Limpeza de cogumelos

Por serem como esponjas e absorverem muita água, não é indicado lavar e nem deixar os cogumelos de molho, pois irão soltar água na preparação e ficarão murchos e sem gosto. O jeito certo de higienizar cogumelos é limpá-los com um papel toalha ou um pano úmido antes do preparo.

• Higiene das mãos ao manusear alimentos

A higiene das mãos também é um fator imprescindível ao se lidar com alimentos. É de extrema importância manter as unhas bem aparadas e limpas, evitar tossir ou espirrar próximo aos alimentos, lavar as mãos com frequência, evitar o uso de acessórios ou perfume na região das mãos e dos pulsos, e cuidar para não passar as mãos nos cabelos enquanto se está na cozinha ou manipulando algum alimento.

Ter cuidados na hora de higienizar os alimentos é necessário e é uma questão de saúde, podendo evitar diversas doenças que podem até mesmo serem letais. Basta ter pequenos cuidados e você estará trazendo um impacto enorme para o seu bem-estar.

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Compartilhe-as com algum amigo, parente ou vizinho para que ele aprenda a forma correta de higienizar seus alimentos.

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!


Cotidiano
Compartilhar