A importância do pós-venda na fidelização de clientes

4 de outubro de 2018   |   Leitura 2 min A importância do pós-venda na fidelização de clientes

Em um mercado cada vez mais competitivo, o atendimento ao cliente, do início ao fim da venda de um produto ou serviço, é fundamental para garantir a fidelização de seu público.

De acordo com Philip Kotler, considerado um dos “pais” do marketing, atrair um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito. Por isso a importância de se investir no treinamento e na qualificação da equipe de vendas para que o consumidor se sinta amparado mesmo depois da realização da venda.

Confira, neste post, o conceito e as vantagens do pós-venda e algumas estratégias para que a relação entre a sua loja de material de construção e o consumidor seja sinônimo de compromisso, respeito e profissionalismo.

CONCEITO DE PÓS-VENDA
Instrumento do marketing de relacionamento, por meio do pós-venda é possível manter vínculos com o cliente, disponibilizando o suporte e a atenção necessários às suas dúvidas e reclamações. Tal estratégia influencia diretamente no sucesso e na rentabilidade do negócio.

“INVESTIR NO ATENDIMENTO E NA QUALIFICAÇÃO DO PÓS-VENDA É FUNDAMENTAL PARA SATISFAZER E FIDELIZAR CLIENTES.”

VANTAGENS DO PÓS-VENDA

– Permite o mapeamento da satisfação do cliente;

– Identifica possíveis problemas no processo de vendas;

– Possibilita o marketing boca a boca;

– Garante credibilidade e reputação ao negócio;

– Maximiza o lucro da empresa.

Cliente na loja

Conheça, agora, algumas dicas usadas pelo mercado para a execução de um pós-venda de qualidade:

1) HISTÓRICO DO CLIENTE

Mantenha os dados e o histórico de compras dos clientes sempre atualizados. Esse tipo de informação poderá ajudá-lo no momento de atender e responder adequadamente às reclamações ou dúvidas.

2) CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Esteja sempre disponível para atender os clientes após a venda, seja na loja física ou via e-mail, redes sociais e telefone. Ter uma comunicação prática e eficiente garante que as tratativas sejam mais tranquilas.

3) NÃO DEIXE NINGUÉM SEM RESPOSTA

Fique atento às reclamações e, após analisar o caso, elabore uma resposta e entre em contato o quanto antes. Entender a origem do problema e propor formas de minimizá-lo ajuda a melhorar as estratégias do negócio e aumentar as vendas.

4) RECLAME AQUI

Um dos canais frequentemente utilizado pelos consumidores para registrar reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços é o site Reclame Aqui. Por isso, é fundamental monitorar a reputação de sua marca neste espaço, sempre respondendo aos usuários e solucionando as ocorrências da melhor maneira possível.

O portal possui o chamado Selo RA1000, criado com o objetivo de destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame Aqui. De acordo com o próprio site, “empresas que possuem este selo, demonstram a seus consumidores o compromisso que possuem com o pós venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços”.

VÍQUA NO RECLAME AQUI

A Víqua, uma das principais fabricantes de torneiras ABS, registros e conexões do mercado, investe em tecnologia e inovação para oferecer aos seus clientes os melhores produtos. E para que a sua experiência com a marca seja positiva, a empresa também se preocupa com a qualidade do atendimento até o pós-venda, como pode ser observado no Reclame Aqui. Inclusive, a marca possui o Selo RA1000 desde setembro de 2015.

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