Iniciativas simples para preservar a água

23 de março de 2022   |   Leitura 3 min Iniciativas simples para preservar a água

A água é o bem mais precioso para a humanidade, pois, além de ser necessária para nos mantermos vivos, ela é de extrema importância em atividades como agropecuária, saneamento, abastecimento público, geração de energia e outros processos.

Para cada mil litros de água utilizada pelo homem, há 10 mil litros impróprios para o consumo, ou seja, a maior parte da água que temos disponível não pode ser utilizada pelo ser humano. E, por mais que a natureza consiga renovar os recursos, é um processo lento, e com os índices de consumo e de poluição da água estima-se que eventualmente podemos acabar com toda a água potável disponível.

Existem diversos fatores que contribuem para a poluição da água, e muitos deles estão fora do nosso alcance para sofrerem alterações, mas você pode começar com pequenas coisas no seu dia-a-dia que a longo prazo terão um grande impacto. Pensando nisso, a Viqua propõe 5 iniciativas simples para você aplicar no seu dia a dia e contribuir para a preservação da água.

Não descarte o óleo de cozinha na pia

O óleo de cozinha, presente na casa da maioria dos brasileiros, é um grande agente poluente de água. Estima-se que 1 litro de óleo descartado no ralo da pia possa contaminar até 25 mil litros de água, e provoca também descontrole do oxigênio na água, ocasionando a morte de peixes e outras espécies.

Além disso, ao jogar óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, ele se acumula no encanamento e retém resíduos, resultando no entupimento de canos e problemas na rede de esgoto, fora que a sujeira acumulada pode atrair ratos e insetos como baratas.

Por isso, para descartar o óleo, é importante deixar o material esfriar e armazená-lo em uma garrafa com ajuda de um funil. Quando a garrafa estiver cheia, você pode levar a um ponto de coleta que dará o destino correto ou fazer sabão.

Não descarte lixo em rios, mares e oceanos

O lixo nos oceanos é um dos maiores problemas ambientais atualmente e causa danos irreparáveis para a fauna e a flora, além de prejuízos para economia e para a população. Segundo um estudo realizado pela International Solid Waste Assosiation, cerca de 25 milhões de toneladas de lixos são despejadas nos oceanos todo ano, com metade dessa quantidade sendo de plástico. É importante sempre descartar o lixo em um local seguro, e caso não haja nenhuma lixeira próxima, você deve guardar o lixo para descartá-lo em casa.

Faça o descarte correto de medicamentos

O descarte de medicamentos quando feito incorretamente pode resultar na contaminação da água, do solo e dos animais. Por exemplo, o descarte pelo esgoto e pelo lixo faz com que as substâncias químicas contidas cheguem aos rios e córregos, contaminando a água que bebemos.
Para descartar esse tipo de material você deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você e verificar se eles funcionam como pontos de coleta, caso não, peça informações de como você pode realizar o descarte.

Reduza o desperdício de água

No nosso cotidiano realizamos diversas atividades que utilizam água, e muitas vezes por questões de descuido ou falta de atenção, acabamos consumindo muito mais do que deveríamos. É importante tomar cuidado na hora de atos como lavar a louça, escovar os dentes e tomar banho para evitar o consumo extremo de água. Além disso, você pode optar por produtos que proporcionem economia hídrica, como as torneiras da Viqua, que possuem um arejador econômico, que reduz consideravelmente a quantidade de água gasta por torneiras sem arejador.

Reutilize água sempre que possível

Reutilizar água é uma maneira eficiente de economizar tanto o recurso quanto nas contas. Você pode reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas e carros, utilizar a água de aquários para regar plantas, ou reutilizar a água do cozimento de certos alimentos para preparam outros, as oportunidades são infinitas, basta ter criatividade.

A água é um bem fundamental para o ser humano e para a vida na terra, sendo necessária para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos e para a manutenção da natureza, por isso devemos preservá-la.

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Compartilhe-as com algum amigo, parente ou vizinho para que conscientizá-lo também!

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhar: