Poluição no carnaval: Como curtir de forma sustentável

20 de fevereiro de 2023   |   Leitura 1 min Poluição no carnaval: Como curtir de forma sustentável

Que o Carnaval é uma época de muita alegria, recheada de festas e diversão não é segredo para ninguém, mas quando o assunto é sustentabilidade e cuidado com a natureza, infelizmente a conversa é totalmente diferente. No ano de 2020, somente na cidade do Rio de Janeiro, foram recolhidas mais de 300 toneladas de lixo, onde boa parte do mesmo, tem como paradeiro final, o mar, levando até 200 anos para se decompor completamente.

Por ser uma festa de alcance nacional que mobiliza milhões de pessoas ao redor do país, o impacto de pequenos costumes é imenso. Como por exemplo o glitter presente nas maquiagens, apesar de pequeno, em grandes escalas podem contaminar cadeias alimentares inteiras em mar aberto.

Pequenos gestos para um planeta mais saudável

Porém, o impacto de pequenas mudanças de comportamento em prol da natureza também é imenso! Por isso Separamos algumas sugestões de pequenas atitudes que deixarão seu carnaval mais divertido, e muito mais sustentável!

Glitter Ecológico
Atualmente existem diversas marcas de glitter ecológico, feitos a base de materiais biodegradáveis. E caso você esteja com tempo, é possível fazer seu próprio glitter a partir de gelatina vegetal e água de beterraba! O resultado vai te surpreender.

Copos reutilizáveis
O plástico é um dos principais poluentes do meio ambiente. Por isso o uso de copos reutilizáveis e latinhas de alumínio são muito bem-vindos! No Brasil, pelo menos 98% do alumínio produzido é reciclado, contra apenas 1,2% do plástico.

Confete de folhas
Outra alternativa para um carnaval ecológico é o confete de folhas: basta recolher folhas secas caídas de árvores e, com um furador de papel, criar diversos padrões. Além de não poluírem, são muito mais bonitos!

Bons Modos!
E por fim, mas não menos importante, medidas simples de educação com o meio ambiente! Jogue o seu lixo na lixeira! Não custa nada guardar alguns descartes no bolso até achar um lugar adequado para descarta-los.


Agora é só escolher sua fantasia e curtir com responsabilidade! A festa mais bonita do Brasil pode ser igualmente divertida e muito mais amigável ao meio ambiente!

Compartilhar: