28 de maio de 2021 | Leitura 5 min

Como enfrentar a crise sem apuros

Para diminuir o impacto negativo. Pensando nisso, desenvolvemos um guia com algumas dicas importantes para conseguir lidar com esse problema. Vamos começar?

 

1) Propósito internalizado

Inicialmente, parece ser bem simples, mas requer muito jogo de cintura e comunicação. Antes mesmo de começar um planejamento estratégico, é imprescindível que saiba o quão importante é uma equipe unida, comprometida e com foco para sair do sufoco. Isso quer dizer que, as estratégias que pretende tomar não adiantarão sem uma equipe que saiba trabalhar em conjunto e focada em um mesmo objetivo: Sair da crise sem deixar a empresa no vermelho. Comece preparando todos os colaboradores, reunindo-os e discutindo todas as ações que serão necessárias para enfrentar o momento.

2) Por que é importante entender a situação com cautela?

Compreendemos como pode ser desesperador se ver afundando em uma nuvem de problemas financeiros e organizacionais por conta da crise e sem nenhum plano de ação para conter a situação, mas, pare e respire um pouco. Vamos pensar com calma em como organizar uma estratégia que dê bons resultados e que seja, acima de tudo, simples e de fácil compreensão para todos. Decisões equivocadas podem levar ao endividamento ou questões ainda mais preocupantes, por isso, nada de se precipitar! Reflita sobre essa dica com a frase de John Quincy Adams: “Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.

3) O que fazer?

Em três anos, mais de 341,6 mil empresas fecharam no Brasil, segundo dados do IBGE. Enfrentar a crise não é tarefa fácil, mas com uma estratégia certeira pode vir a transformar toda a estrutura do seu negócio.

Dica 01:

Elabore um planejamento financeiro que possa ajudar a superar o problema que está por vir ou aquele pelo qual a sua equipe já está tendo que passar. Para isso, concentre-se em verificar os pontos fortes e fracos das estratégias que já vinham tomando e, com base neles, trabalhar os próximos passos. Com paciência e uma equipe centrada, analisar os pontos um a um não será algo impossível, apenas demandará mais cuidado e atenção. Outra dica importante para começar a organizar um planejamento financeiro é: pense nos cortes que a empresa pode fazer para economizar recursos e evitar gastos desnecessários. Redução de despesas é ótimo para o seu caixa e pode ajudar a cultivar em seus colaboradores o hábito de economizar insumos e ainda otimizar o tempo de produção ou entrega do serviço.

Dica 02:

Inovação pode ser a palavra-chave para enfrentar a crise com bons resultados no final. Empresas que não conseguem se adaptar as adversidades do mercado e, que permanecem estagnadas quando o momento pede por mudanças, podem acabar fechando as portas. Uma situação recente que ajuda a pensar sobre, é a quarentena/lockdown, em que diversos estabelecimentos precisaram inovar para superar e continuar sobrevivendo. Um bom exemplo disso são as empresas de delivery que passaram a atender um número muito maior de demandas, dada a situação de isolamento social. Lojas e empresas que passaram a atender seus clientes via WhatsApp e redes sociais são um reflexo da chamada gestão da inovação, em que se torna necessário uma mudança de hábitos e ideias para se destacar da concorrência e vencer a crise.

Dica 03:

Durante momentos de crise, é importante dar atenção a aqueles que ajudaram a sua empresa a se tornar o que é hoje, ou seja, seus clientes. A pandemia do Coronavírus é algo simples para explicar o que pretendemos com essa dica. Com os novos hábitos, como o distanciamento físico entre as pessoas, algumas soluções foram surgindo por necessidade, o que veio a ser necessário para continuar mantendo o contato com os clientes acabou se tornando o motor propulsor de mudanças para muitas empresas. Na internet, em especial nas redes sociais, grande parte da população mundial acabou tendo que se reinventar por lá, e com eles suas marcas preferidas. Se é lá o local em que seu público provavelmente está, nada melhor do que atender as necessidades deles e ainda criar uma conexão mais próxima e recíproca, utilizando de ferramentas digitais. Aqui em nosso blog, já fizemos um post que pode te ajudar a iniciar no Marketing Digital e reinventar-se para melhor atender aos seus consumidores.

Dica 04:

Investir em capacitação e treinamento, é mais uma daquelas jogadas que com certeza farão você acertar o alvo com mais eficiência. Uma empresa nada é, sem profissionais instruídos e capacitados para atuarem nas suas áreas e, resolverem com compromisso os desafios diários. Em um cenário de crise no mercado financeiro e outros setores da economia, colocar na linha de frente da sua empresa, pessoas que não sabem tomar decisões rápidas e concisas, pode levar o seu negócio para o vermelho. A crise interna pode surgir, reflexo de um gerenciamento equivocado, por isso, saiba em primeiro lugar solucionar a crise interna, investindo sim em capacitação de qualidade para todos os profissionais. Essa atitude acaba se tornando um forte investimento, e pode ajudar a garantir um futuro mais estável e promissor para a sua empresa.

A Viqua apoia a capacitação e você, lojista, que quer desenvolver sua equipe acerca dos produtos Viqua, nos acione através do e-mail marketing@viqua.com.br.

Dica 05:

Vivenciar a crise não é nada fácil, e demanda paciência e um bom espírito de liderança. Saiba indicar colaboradores que ajudem a equipe a bater metas e superarem situações das mais simples a aquelas mais complexas. Durante a crise, o trabalho para se manter em pé é árduo e o caminho não é fácil, contudo, os líderes podem construir uma cultura forte na equipe e ajudarem na tomada de decisões mais assertivas e que tem como principal objetivo superar o momento difícil.

Conheça os pontos fortes e fracos da sua empresa para junto da sua equipe, construírem um plano eficaz de gerenciamento de crise!

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