Dicas para pequenos varejos no Marketing Digital

29 de junho de 2020   |   Leitura 8 min Dicas para pequenos varejos no Marketing Digital

Nos últimos anos, o crescente desenvolvimento tecnológico transformou de forma abrupta a forma como as empresas pelo mundo, gerenciam seus negócios. A mudança se deu rapidamente, e com ainda mais rapidez continua demandando mais do empreendedor atual, e para não ficar para trás, é fundamental sabermos explorar as oportunidades que o marketing digital oferece. Ainda que o momento que vivemos requer muita cautela e paciência, reinventar seu negócio e tornar-se digital pode ser uma carta na manga para superar a crise!

Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas que selecionamos para que a sua trajetória no Marketing Digital seja duradoura e com muitos resultados positivos! Vamos lá?

1) Google meu negócio:

A primeira dica é uma plataforma gratuita, simples de usar e que pode sim transformar seu negócio. Com ela, empresas e organizações conseguem fazer o seu próprio gerenciamento online, no Google. Com a empresa mantendo as informações do cadastro atualizadas, o consumidor consegue encontra-la com mais facilidade e de forma rápida, podendo utilizar a barra de pesquisa ou o Google Maps para esta busca. Ainda não se convenceu? Então iremos listar alguns dos diversos benefícios que o Google meu negócio pode oferecer!

• É a plataforma do maior buscador da internet;

• Ajuda as pessoas a localizarem sua loja no mapa e terem seu contato com mais facilidade;

• Possibilita maior interação com seus clientes;

• Auxilia você a ter um feedback dos consumidores sobre sua loja.

• Ter acesso a informações como desempenho, visitas do site, chamadas, solicitações de rotas sobre seu perfil no Google.

Para provar sua eficiência, você pode procurar o nome de uma loja, empresa ou organização na web, por dispositivo móvel ou desktop, utilizando diretamente o buscador do Google. Assim que carregar a página, no lado direito você poderá visualizar uma caixa com todas as informações sobre a busca, isto inclui: Nome, endereço, números de telefone, avaliações, rotas e até mesmo o Website. Dentro da plataforma, utilizando-a já com o seu negócio, o menu no lado esquerdo, dispõe as abas para um melhor aproveitamento enquanto estiver navegando, já que por lá, fica fácil inserir dados da sua empresa em “Informações”, levar suas publicações das redes sociais para “Postagens” e ter uma noção geral do engajamento do seu público em “Avaliações”.

Se ficou interessado e deseja incorporar esta dica ao seu negócio, você consegue hoje mesmo acessar “Google meu negócio” e cadastrar todas as informações necessárias para começar a explorar a plataforma! Por fim, indicamos também, um curso online que possibilita um aprendizado mais amplo e completo sobre a nossa dica, como esse aqui da Learncafe, ajudando você a garantir mais retorno para a sua empresa!

2) Instagram e Facebook:

Começaremos a segunda dica pelo Instagram, considerado uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. Você provavelmente conhece algumas das funções do aplicativo se é alguém que possui um perfil pessoal, por lá, é rápido a postagem de fotos, vídeos e opiniões, e todos os usuários acabam criando uma grande rede de compartilhamento de ideias e informações. Mas se você ainda não usa o Instagram para o seu negócio, a hora certa chegou! Com este canal, você conseguirá criar uma ponte direta para saber mais sobre as preferências do seu público alvo, interagir com ele e desenvolver um relacionamento mais firme e duradouro, que com tempo e esforço será convertido em mais vendas para a sua empresa!

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo que mais acessa o Instagram? Ou seja, se você criar sua presença por lá, certamente encontrará seu público com mais facilidade. As postagens certas no momento certo, irão ajudar o seu negócio a crescer mais rápido, e farão com que mais usuários se interessem pelo seu conteúdo. Além disso, uma pesquisa divulgada pela plataforma, mostra que criatividade e autenticidade são os elementos chaves para os consumidores!

Para manter-se atento sobre os insights que o seu perfil na rede está gerando, é possível visualizar em informações, no lado direito, uma série de gráficos, dados sobre as impressões e engajamento.

Pronto, você dispõe de um canal para transmitir o espírito do seu negócio de uma forma mais humanizada e próxima do seu público, basta utiliza-lo da maneira correta! Ah, e fica aqui mais uma dica extra: O uso das hashtags certas fornece eficiência para se posicionar e aparecer para a sua audiência.

Finalizaremos a nossa dica com o Facebook para negócios. Ele serve para mostrar o seu negócio, as novidades, suas soluções, atrair clientes, conseguir fãs e interagir com eles. Além disso, criar uma página no Facebook é fácil e grátis, e você ainda pode vender através dela. Nesta plataforma, acontece algo semelhante com o que ocorre no Instagram, já que por aqui você recebe relatórios com informações demográficas como idade, localização, sexo e entre outros. Ao saber mais sobre quem visita a sua Página, você pode tomar decisões estratégicas dentro e fora do Facebook e ajudar a tornar a sua marca cada vez mais humanizada.

Como humanizar a marca?

• Crie seus conteúdos pensando naquelas pessoas próximas de você, já que em lojas locais, de bairro, as pessoas dão muito valor a este aspecto;

• Aproxime clientes novos criando postagens, vídeos, depoimentos ou imagens relevantes;

• Para criar relacionamento de confiança com os seus clientes, mostre os colaboradores da sua empresa, seja no site ou nas redes sociais;

• Replique posts de consumidores em formato de Stories ou, mostre depoimentos dos seus clientes, afinal é uma excelente tática para gerar proximidade e resultados;

• Seja autêntico.

Invista seu tempo e seus aprendizados nestes meios digitais, e com isso, construa um relacionamento consistente com os seus clientes e todos aqueles que acompanham a sua marca.

3) WhatsApp Business

Para usar esta ferramenta, baixe pela loja de aplicativos do seu celular, já que não é possível obtê-lo através do pacote WhatsApp. Este aplicativo foi criado com o intuito de ajudar os pequenos negócios, e com ele é possível criar um catálogo para exibir seus produtos e serviços e também conectar-se com os seus clientes facilmente ao utilizar recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas às mensagens.

No aplicativo você possui recursos para colocar o endereço, horário de funcionamento, seus perfis nas redes sociais, catálogo de produtos com os valores e também respostas automáticas para responder em momentos que você não consegue estar utilizando o aplicativo. Esta última opção é ótima e pode facilitar em momentos corridos do seu dia a dia!

O WhatsApp Business ainda permite que você acompanhe o alcance das mensagens por meio de relatórios criados automaticamente. Na seção, que pode ser acessada dentro das configurações do app, é possível saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de mensagens recebidas em sua conta. Essa é uma maneira útil e eficaz de identificar possíveis melhorias no seu atendimento com os clientes.

4) Dicas extras:

Além de todas as plataformas e aplicativo comentadas até aqui, você também consegue acessar o Reclame aqui, excelente meio para entender como sua empresa está se saindo aos olhos do consumidor final. É importante lembrar-se de criar um perfil no site e manter ele constantemente atualizado, ou seja, responda sempre as dúvidas e reclamações do cliente, dê retorno e mostre que se importa com ele!

Para melhorar ainda mais o alcance em suas redes sociais, crie um cronograma de postagens que incluam datas importantes e que reflitam a identidade da sua empresa.

O importante é criar uma identidade e seguir sempre uma mesma linha de raciocínio e uma única linguagem, criando assim uma padronização e ajudando os usuários a reconhecerem sua marca com mais facilidade.

Outra dica extra é procurar entrar em contato com seus clientes cadastrados, principalmente agora nesse período de quarentena. Desenvolva esse relacionamento enviando alguma promoção por exemplo, seja por telefone, e-mail marketing ou WhatsApp. Crie também, o seu site. Através de plataformas online é possível criar um site de forma rápida e com pouco investimento. Lojas que possuem sites aumentam sua credibilidade perante seus usuários.

Lembre-se de rever o layout da sua loja, programe uma nova distribuição de gondolas com os itens de alto giro mais próximos da entrada, melhore a circulação com a revisão dos espaçamentos entre elas, dê aquela geral passando álcool em gel em tudo, e divulgue estas iniciativas para seus consumidores nas redes sociais. Eles precisam saber que estarão bem protegidos na sua loja! E para complementar, não se esqueça de fazer sua presença lá pelos stories do Instagram, que podem ser vinculados ao seu Facebook. Mostre os vendedores da loja, produtos em promoção ou os de alto giro. Faça demonstrações do produto, e explique a funcionalidade do mesmo.

Pronto, agora você e sua equipe estão prontos para entrar de vez no Marketing digital com todas as informações que oferecemos. Crie um planejamento para iniciar seus negócios online, pesquise, busque exemplos para se inspirar e aprofunde seus conhecimentos em estratégias que realmente são eficazes para promover uma maior venda e um retorno satisfatório ao seu negócio. Esperamos que este guia seja útil e ajude você a alcançar seus objetivos.

Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando nossos posts por aqui e acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais @Viquabrasil. Juntos vamos mais longes e seremos mais fortes!

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