4 motivos para implementar a IA na logística
À medida que a concorrência se intensifica e a tomada de decisões ...
Ler maisPara diminuir o impacto negativo. Pensando nisso, desenvolvemos um guia com algumas dicas importantes para conseguir lidar com esse problema. Vamos começar?
Inicialmente, parece ser bem simples, mas requer muito jogo de cintura e comunicação. Antes mesmo de começar um planejamento estratégico, é imprescindível que saiba o quão importante é uma equipe unida, comprometida e com foco para sair do sufoco. Isso quer dizer que, as estratégias que pretende tomar não adiantarão sem uma equipe que saiba trabalhar em conjunto e focada em um mesmo objetivo: Sair da crise sem deixar a empresa no vermelho. Comece preparando todos os colaboradores, reunindo-os e discutindo todas as ações que serão necessárias para enfrentar o momento.
Compreendemos como pode ser desesperador se ver afundando em uma nuvem de problemas financeiros e organizacionais por conta da crise e sem nenhum plano de ação para conter a situação, mas, pare e respire um pouco. Vamos pensar com calma em como organizar uma estratégia que dê bons resultados e que seja, acima de tudo, simples e de fácil compreensão para todos. Decisões equivocadas podem levar ao endividamento ou questões ainda mais preocupantes, por isso, nada de se precipitar! Reflita sobre essa dica com a frase de John Quincy Adams: “Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.
Em três anos, mais de 341,6 mil empresas fecharam no Brasil, segundo dados do IBGE. Enfrentar a crise não é tarefa fácil, mas com uma estratégia certeira pode vir a transformar toda a estrutura do seu negócio.
Dica 01:
Elabore um planejamento financeiro que possa ajudar a superar o problema que está por vir ou aquele pelo qual a sua equipe já está tendo que passar. Para isso, concentre-se em verificar os pontos fortes e fracos das estratégias que já vinham tomando e, com base neles, trabalhar os próximos passos. Com paciência e uma equipe centrada, analisar os pontos um a um não será algo impossível, apenas demandará mais cuidado e atenção. Outra dica importante para começar a organizar um planejamento financeiro é: pense nos cortes que a empresa pode fazer para economizar recursos e evitar gastos desnecessários. Redução de despesas é ótimo para o seu caixa e pode ajudar a cultivar em seus colaboradores o hábito de economizar insumos e ainda otimizar o tempo de produção ou entrega do serviço.
Dica 02:
Inovação pode ser a palavra-chave para enfrentar a crise com bons resultados no final. Empresas que não conseguem se adaptar as adversidades do mercado e, que permanecem estagnadas quando o momento pede por mudanças, podem acabar fechando as portas. Uma situação recente que ajuda a pensar sobre, é a quarentena/lockdown, em que diversos estabelecimentos precisaram inovar para superar e continuar sobrevivendo. Um bom exemplo disso são as empresas de delivery que passaram a atender um número muito maior de demandas, dada a situação de isolamento social. Lojas e empresas que passaram a atender seus clientes via WhatsApp e redes sociais são um reflexo da chamada gestão da inovação, em que se torna necessário uma mudança de hábitos e ideias para se destacar da concorrência e vencer a crise.
Dica 03:
Durante momentos de crise, é importante dar atenção a aqueles que ajudaram a sua empresa a se tornar o que é hoje, ou seja, seus clientes. A pandemia do Coronavírus é algo simples para explicar o que pretendemos com essa dica. Com os novos hábitos, como o distanciamento físico entre as pessoas, algumas soluções foram surgindo por necessidade, o que veio a ser necessário para continuar mantendo o contato com os clientes acabou se tornando o motor propulsor de mudanças para muitas empresas. Na internet, em especial nas redes sociais, grande parte da população mundial acabou tendo que se reinventar por lá, e com eles suas marcas preferidas. Se é lá o local em que seu público provavelmente está, nada melhor do que atender as necessidades deles e ainda criar uma conexão mais próxima e recíproca, utilizando de ferramentas digitais. Aqui em nosso blog, já fizemos um post que pode te ajudar a iniciar no Marketing Digital e reinventar-se para melhor atender aos seus consumidores.
Dica 04:
Investir em capacitação e treinamento, é mais uma daquelas jogadas que com certeza farão você acertar o alvo com mais eficiência. Uma empresa nada é, sem profissionais instruídos e capacitados para atuarem nas suas áreas e, resolverem com compromisso os desafios diários. Em um cenário de crise no mercado financeiro e outros setores da economia, colocar na linha de frente da sua empresa, pessoas que não sabem tomar decisões rápidas e concisas, pode levar o seu negócio para o vermelho. A crise interna pode surgir, reflexo de um gerenciamento equivocado, por isso, saiba em primeiro lugar solucionar a crise interna, investindo sim em capacitação de qualidade para todos os profissionais. Essa atitude acaba se tornando um forte investimento, e pode ajudar a garantir um futuro mais estável e promissor para a sua empresa.
A Viqua apoia a capacitação e você, lojista, que quer desenvolver sua equipe acerca dos produtos Viqua, nos acione através do e-mail marketing@viqua.com.br.
Dica 05:
Vivenciar a crise não é nada fácil, e demanda paciência e um bom espírito de liderança. Saiba indicar colaboradores que ajudem a equipe a bater metas e superarem situações das mais simples a aquelas mais complexas. Durante a crise, o trabalho para se manter em pé é árduo e o caminho não é fácil, contudo, os líderes podem construir uma cultura forte na equipe e ajudarem na tomada de decisões mais assertivas e que tem como principal objetivo superar o momento difícil.
Conheça os pontos fortes e fracos da sua empresa para junto da sua equipe, construírem um plano eficaz de gerenciamento de crise!
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