Como expor corretamente os produtos na loja

10 de setembro de 2019   |   Leitura 2 min Como expor corretamente os produtos na loja

“A primeira impressão é a que fica.” Por mais antiga que seja esta frase, ela sempre é verdadeira, principalmente em se tratando de varejo. E alguns recursos atraem a atenção do consumidor no momento em que ele coloca os pés numa loja, mas talvez a mais importante seja a exposição dos produtos. Produtos dispostos corretamente e de maneira harmoniosa transmitem organização e seriedade, sem falar no aspecto funcional. Encontrar de cara o produto que procura é tudo que um consumidor deseja ao entrar numa loja.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), uma boa e criteriosa exposição de produtos é capaz de aumentar de 12% a 40% o faturamento de uma loja.

Preparamos algumas dicas eficientes para ajudá-lo a melhorar a exposição dos produtos em sua loja. Contudo, aconselhamos você a contratar um profissional especializado no assunto, como um designer, decorador ou até um vitrinista.

Respeite o campo de visão dos clientes.

Procure deixar os produtos expostos dentro do campo de visão das pessoas. Geralmente, o campo de visão costuma ter no mínimo 50 centímetros e no máximo 2 metros de altura. Lembre-se de que os produtos mais importantes devem ficar à altura dos olhos, em torno de 1,60 metro de altura.

Categorize os produtos.

Organização é um dos pontos-chave da exposição de produtos numa loja. Pense em produtos que se complementam, agrupando por segmentos ou linhas. Por exemplo, o cliente que compra uma pia certamente precisará também de uma torneira. Posicione os produtos uns perto dos outros e crie composições completas para que o cliente encontre com facilidade tudo o que ele precisa.

Procure criar um clima atraente.

Trabalhe com a harmonia entre cores, aromas e iluminação. Assim, você poderá estimular os sentidos do seu cliente, proporcionando a ele uma sensação agradável de bem-estar. Faça com que ele se sinta à vontade, começando por esta experiência sensorial.

Seu cliente também compra por impulso.

Quem nunca entrou numa loja para comprar determinado produto e saiu levando para casa mais do que deveria? Isso se chama compra por impulso e é comum entre todos os consumidores, ou quase todos. Uma boa dica para provocar esta reação é expor produtos em locais estratégicos, como próximos ao caixa. Além disso, deixe as promoções bem visíveis, de preferência na entrada da loja.

Trabalhe com materiais promocionais.

Promoções sempre chamam atenção numa loja. Procure destacar produtos e materiais promocionais no ambiente. Afinal de contas, o ponto de venda é o local onde acontece a decisão de compra. Desperte o desejo no consumidor, faça com que ele não perca determinada promoção.

Trate a sua vitrine com carinho. 

A vitrine de uma loja é um cartão de visitas por excelência. É a isca que atrai o consumidor antes mesmo de ele entrar no ambiente. Portanto, dê toda a atenção à vitrine. Procure decorá-la e troque as peças expostas a cada semana ou pelo menos a cada 10 dias. Escolha produtos que se destacam nas vendas, pelo preço, demanda ou promoções.

Agora é com você! Pense nessas dicas e tenha outras ideias para melhorar a exposição de produtos em sua loja. A Viqua possui um mix de materiais de ponto de venda que realmente destacam o produto dentro da loja, ressaltando o seu design e a sua funcionalidade.

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