Na loja

Como gerenciar o seu estoque

21/12/2018 - Viqua

Organizando o estoque.

Qualquer loja, por menor que seja, conta com um estoque de produtos. Sem dúvida, esta é uma das áreas mais importantes de qualquer estabelecimento comercial. Saber organizar um bom estoque, administrar o seu fluxo, repor mercadorias e outros procedimentos são fundamentais para que o cliente sempre possa encontrar o produto que deseja. Afinal, um item em falta pode frustrar os clientes e prejudicar a imagem da loja. A seguir, você vai ter a oportunidade de conhecer algumas dicas de como otimizar a área de estoque numa loja. 


Contabilize o inventário de sua empresa

Comece contabilizando todos os itens armazenados, contando com os serviços de funcionários devidamente capacitados e supervisionados. Analise cuidadosamente o fluxo de mercadorias e produza um bom relatório, que possa subsidiar os processos seguintes de controle e organização da casa.

Conte com trabalhadores qualificados

Grande parte da eficiência na gestão do estoque depende da competência de funcionários capacitados para a função, que se movimentam por grandes prateleiras com facilidade, sem deixar que nada se quebre ou estrague. Do carregador ao gestor, todos devem compreender a importância de uma atuação honesta e, claro, de todos os mecanismos de controle aos quais serão submetidos.

Adote métodos de organização e controle de estoque

É fundamental que as empresas adotem bons softwares de gestão que possibilitem um controle mais eficiente daquilo que é movimentado no galpão. Com sistemas informatizados, fica mais fácil prever a demanda, qualificar a estocagem e organizar o fluxo de cada item.
 
Pense na localização
 
O espaço para o estoque deve estar localizado em um ponto estratégico, visando a redução do frete e do tempo de entrega. Um produto que chega às mãos de seus consumidores com rapidez e baixo custo pode ser um importante diferencial no momento de compra.
 
 
Não abra mão da segurança
 
Atualmente, a segurança é um assunto importante em uma gestão de estoque. Na ocorrência de roubos, incêndios e outros problemas, o funcionamento de sua gestão é colocado em risco e isso deve ser evitado a todo custo. Por esse motivo, crie um plano de segurança, utilizando profissionais e tecnologias adequadas.

Planeje o tamanho
 
Cada loja possui dimensões distintas. Por isso, é preciso analisar os casos separadamente. Suas mercadorias precisam estar acomodadas de maneira correta, sem que o seu funcionamento e suas qualidades sejam alteradas. A sobra ou falta de espaço é prejudicial à sua gestão de estoque. Portanto, prepare-se para expandir ou reduzir suas instalações quando necessário.


Esteja atento aos movimentos das lojas
 

Preste atenção na demanda que vem dos outros departamentos, organizando reuniões frequentes com os diretores de marketing e vendas. Programe o reabastecimento do estoque a partir de previsões feitas com base no consumo de cada item e negocie com os fornecedores, tendo em vista essas previsões. Elabore um bom histórico de entrada e saída dos produtos para poder prever a demanda. Realize queimas de estoque daquilo que já está se tornando obsoleto para abrir espaço a itens novos e interessantes.

Enfim, esperamos que essas informações tenham te ajudado a refletir com mais profundidade sobre as boas práticas no controle de estoque.


Na loja
Compartilhar