23 de outubro de 2018 | Leitura 4 min

Como montar uma loja de construção num ambiente competitivo

Segundo estudos da Pesquisa Tracking mensal, de autoria da Anamaco, o varejo do setor de materiais de construção faturou quase R$ 115 bilhões em 2017, apresentando um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. E a tendência é que em 2018 os números sejam ainda maiores. Com o faturamento, cresce também a concorrência no mercado.

O comércio varejista também está mudando e os lojistas são obrigados a se reinventar para encarar os desafios do mercado. Segundo dados do SEBRAE, 81% das empresas deste segmento estão consolidadas no mercado há mais de 10 anos. Além da tradição, os novos lojistas devem enfrentar a grande concorrência. De acordo com pesquisa realizada pela Anamaco, existem atualmente no Brasil mais de 140 mil lojas varejistas de materiais de construção.

Portanto, mais do que nunca, todo cuidado é pouco para montar uma loja de materiais de construção. Nas próximas linhas você vai ter a oportunidade de conferir algumas dicas importantes. São atitudes cruciais para quem quer entrar no mercado de maneira segura.

Antes de tudo, enxergue o mercado

Enquanto você ainda está de fora e não entrou de fato no mercado, enxergue-o por inteiro. Estude, analise dados sociais, econômicos, políticos. Compreenda o perfil do seu público-alvo e construa uma rede confiável de fornecedores. Outro ponto importante a ser analisado é a concorrência. Veja como eles se comportam, suas forças e fraquezas. Toda esta bagagem será fundamental para que você crie um diferencial em sua loja, um elemento de destaque que atraia clientes e se diferencie de fato no setor.

Escolha a melhor localização

Onde instalar a sua loja é uma questão de extrema importância. De preferência, opte por uma localização de fácil acesso aos seus clientes. Evite bairros afastados e procure a região mais central possível da cidade, próxima a outros estabelecimentos comerciais importantes, como supermercados e bancos.

Defina o perfil da sua loja

Existem lojas de materiais de construção que são especializadas ou conhecidas por comercializarem apenas um segmento de material. Por exemplo, aquelas que se concentram no segmento de tintas, outras somente na área de acabamento. Outras adotaram um perfil mais genérico, vendendo uma grande variedade de produtos em diversos segmentos.

Organize-se

Se a sua loja adotou realmente um perfil mais genérico, com uma gama variada de produtos, procure organizar muito bem o espaço, segmentando as áreas e sinalizando muito bem cada setor. Além de mostrar variedade, este recurso orienta os clientes a encontrarem os produtos nos lugares certos. Por isso é importante sinalizar setores e gôndolas corretamente nos pontos de venda. Lembre-se de que nenhum cliente gosta de se sentir perdido dentro de uma loja.

Monte uma boa equipe de vendas

Selecionar bons profissionais de vendas para a sua loja implica em alguns aspectos importantes, o primeiro deles é a experiência. Um vendedor que conhece o mercado, os produtos e o seu público passa muito mais segurança ao cliente. Procure realizar ações periódicas de motivação, por meio de premiações, promoções e cursos de atualização. É importante promover treinamentos sobre os produtos para que o profissional entenda as diferenças e benefícios de cada um, assim estará mais preparado para tirar dúvidas e indicar a solução correta aos clientes. Um vendedor feliz e valorizado terá um desempenho muito melhor e sua loja vai comemorar um excelente resultado.

Apareça no mercado

Como vimos no início do artigo, a concorrência na área de materiais de construção é desenfreada e aumenta a cada ano. Portanto, de nada adianta montar uma boa loja e não investir em sua divulgação. De preferência, tenha uma equipe de marketing para criar e gerenciar campanhas de publicidade e promoção. Ou se preferir, contrate uma boa agência de publicidade para cuidar desta área. Cuide bem da imagem da sua loja no mercado.

Escolha os fornecedores certos

Contar com fornecedores confiáveis, que apresentem uma grande variedade de produtos e um bom trabalho de logística, é fundamental para qualquer loja. Procure conhecer o mercado, peça boas indicações, visite empresas. Dê preferência por nomes de confiança no mercado, que tenham pioneirismo em alguns segmentos, qualidade nos produtos e um bom serviço de pós-venda.

A Víqua é pioneira e líder nacional no segmento de torneiras em plástico ABS. Em 2004, entregamos ao mercado esta nova opção de escolha para que o consumidor continuasse tendo acesso a torneiras de elevada qualidade para ambientes de cozinha, banheiro e áreas externas, com excelente acabamento estético e funcional. Por meio do segmento de irrigação, a Víqua possui marcante presença em lojas especializadas e é uma das principais fornecedoras de registros e conexões nesse mercado, com marca forte e consolidada no segmento. Controlar, tratar, processar e conduzir: seguimos estes pilares para que o mercado possa se beneficiar com o produto ideal.

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