4 de novembro de 2022 | Leitura 2 min

Como se preparar para a Black Friday

O fim do ano está próximo, e junto com ele, diversos eventos super relevantes para a população brasileira. Pela primeira vez, a Black Friday vai acontecer simultaneamente com o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo.

Essa é uma oportunidade única para que os comerciantes e lojistas se mobilizem e comecem a se planejar para alcançar um faturamento fora do comum.

E hoje nós trouxemos algumas dicas e sugestões para que você se organize e obtenha os melhores resultados possíveis nesse período. Confira!

Planejamento

O planejamento da sua estratégia para a Black Friday é indispensável. Para que se obtenha um ótimo resultado de vendas, é preciso levar em conta o que os consumidores querem, como eles estão comprando, e o que se pode fazer para alcançar o público desejado. Deve-se elaborar bem quais produtos irão entrar em promoção, e também a porcentagem aplicada em cada um deles.

Estudo de mercado

Benchmarking é uma metodologia muito bem-vinda nesse período, trata-se do processo de avaliação da empresa em relação à concorrência. Esse estudo é essencial para que a sua loja não fique fora da margem de descontos de seus concorrentes.

Esse estudo pode ser feito através de sites, redes sociais, aplicativos, e até mesmo diretamente nas lojas físicas. Assim fica mais fácil de definir os preços que serão aplicados e oferecer os descontos de forma mais atrativa.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são os principais e mais diretos meios de comunicação entre empresa e consumidor. E isso deve ser usado ao seu favor, certo? Por isso, é muito importante investir nesses meios através de publicações nos canais oficiais da empresa, buscando sempre estimular a participação e engajamento do seu público.

Se estiver ao seu alcance, você pode investir em posts patrocinados, que aumentam o alcance do seu perfil, ou encontrar um digital influencer que tenha um público relacionado ao seu produto ou serviço.

Prepare seus colaboradores

Devido a diversas promoções, a demanda pelos produtos em loja física aumenta muito, por isso, é necessário que os seus colaboradores estejam preparados para atender a essa alta procura. É essencial que todos já estejam preparados para lidar com diversas situações que serão geradas por essa alta demanda.

Treinamentos e capacitações são muito bem-vindos nesse período. Lembre-se que a satisfação do seu cliente depende muito dos seus vendedores.

Pagamento

Mesmo estando com o estoque cheio, diversas promoções e uma equipe preparada, é muito importante que os seus clientes tenham poder de escolha na hora do pagamento.

Além de oferecer descontos em pagamentos à vista, articule-se para oferecer o mesmo em pagamentos no crédito, Pix, boleto, entre outras formas.

Fazendo isso, você evita com que o cliente em potencial desista do produto por não poder utilizar a forma de pagamento de sua preferência.

Agora, com o conhecimento obtido nessa matéria, você pode iniciar seus preparativos para esse período tão esperado pelos lojistas! Mas não perca tempo, faltam apenas 2 semanas para a Black Friday!

Compartilhar: