Dia do comerciante

16 de julho de 2021   |   Leitura 3 min Dia do comerciante

Hoje, dia 16 de julho, comemora-se o Dia Nacional dos Comerciantes, aqueles que são peças fundamentais para o giro do mercado e desenvolvimento da economia mundial. Profissionais que merecem ainda mais reconhecimento, nesse momento em que estamos vivendo, pois mesmo diante das restrições e exigências que surgiram por consequência da pandemia, se mantiveram firmes, e se esforçam diariamente para sustentar seu negócio.

“O comerciante é a alma de qualquer economia, é o responsável por distribuir riquezas e captar, em sua essência, os desejos e as demandas de consumo de uma região. Sem o comércio, por exemplo, a indústria não tem como vender o que produz”, diz Alfredo Cotait Neto, presidente da FACESP (Federação das Associações Comerciais de São Paulo).

Comerciante não é apenas o profissional que realiza a compra e venda de produtos, mas sim os responsáveis por dirigirem comércios, realizarem negócios e serem exemplos de determinação e garra.

O comércio é um dos setores que mais geram empregos no país, empregando mais de 10 milhões de funcionários no Brasil, totalizando um aumento de 15,9% entre os anos de 2009 e 2018, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além dos inúmeros pontos positivos, ser comerciante e ter o seu próprio negócio demanda muito esforço e autonomia. Diariamente você precisa lidar com problemas como contas, clientes insatisfeitos, impostos, pagamentos, controle de estoque e muitos outros. Porém, é preciso aprender a equilibrar os pratos e encontrar uma solução para todos os desafios. Pensando nisso, preparamos 04 dicas para ajudar você, comerciante, e o seu comércio.

Vamos lá!

• Organização financeira

Pode parecer óbvio, mas a organização financeira é um dos principais fatores para o seu negócio ter sucesso e continuar crescendo. Esteja sua empresa no vermelho ou não, ter um controle de caixa é indispensável! É preciso ter uma noção do que está entrando e saindo do seu negócio, para que isso aconteça, você precisa encontrar a melhor forma de anotar todas essas informações.

Confira o nosso artigo sobre como enfrentar a crise sem apuros.

• Persistência

Os obstáculos sempre estarão presentes no dia a dia dos comerciantes, ainda mais na situação de pandemia em que estamos vivendo, onde novos decretos surgem e restrições são impostas, é preciso ter muita persistência e aprender a se manter neste momento novo para todos. Tudo é resultado de trabalho duro, ter comprometimento e persistência com as suas metas são fatores de sobrevivência e crescimento.

Quer saber como empreender em sua loja? Confira aqui.

• Conheça seus clientes

Uma das principais chaves para o sucesso é conhecer para quem você está trabalhando. Seus clientes são peças fundamentais para o crescimento do seu negócio, por isso você precisa buscar conhecê-los, entendendo seus gostos e preferências, assim você conquista a fidelização e a divulgação orgânica do seu comércio.

Precisando de ajuda com marketing digital? Temos dicas para pequeno varejo promover o seu comércio.

• Esteja em sintonia com sua equipe

Além da importância de conhecer seus clientes, antes você precisa entender e estar conectado com seus parceiros de trabalho, que estarão lhe ajudando diariamente para o crescimento do seu negócio e na superação de desafios. Realize treinamentos em equipe e reuniões mensais e/ou semanais onde eles terão espaço para darem seus feedbacks e críticas construtivas. O treinamento precisa ser aplicado com o intuito de prevenir e corrigir algumas falhas da equipe, também para descobrir e explorar os pontos fortes de cada colaborador.

Gostou do tema que abordamos hoje? Compartilhe-o com algum amigo comerciante, parente ou vizinho, assim, todos ficarão por dentro das dicas para melhorar ainda mais o comércio.

A Viqua parabeniza todos os comerciantes por serem a força que movimenta a economia do Brasil! Vocês têm todo o nosso apoio, estamos juntos nessa luta diária.

Compartilhar: