Dicas e estratégias para aumentar as vendas numa loja de materiais de construção

29 de novembro de 2018   |   Leitura 4 min Dicas e estratégias para aumentar as vendas numa loja de materiais de construção

Em qualquer segmento varejista, ter sucesso nas vendas é um desafio a ser vencido. Se tratando de lojas de materiais de construção, este objetivo passa a ser ainda mais importante, pois é uma área que depende de diversos pontos que podem influenciar o desempenho nas vendas, como sazonalidade, decisões governamentais de financiamento de habitação, entre outros fatores igualmente importantes. Vale também ressaltar que muitas vezes se trata de um investimento relativamente alto, exigindo planejamento financeiro e escolha criteriosa por parte do consumidor, pois uma compra mal sucedida de materiais de construção pode acarretar em prejuízos incalculáveis.

Por isso, preparamos neste post algumas dicas e estratégias bem específicas de vendas, que podem influenciar de maneira direta a performance em uma loja de materiais de construção.

Pense no posicionamento de mercado

Qualquer estabelecimento precisa ter uma “personalidade” no mercado, que vai definir a posição que ele deseja ocupar na mente do cliente. Por exemplo, uma loja de materiais de construção deve definir o seu público-alvo, realizar pesquisas de mercado e implementar estratégias de preços e promoções aos clientes. Portanto, ela precisa ter uma identidade que agrade o seu público e que converse com ele de maneira positiva, convertendo essa relação em vendas e outros resultados positivos, como fidelização e aquisição de novos clientes.

 

Antes de prosseguir, caso queira se aprofundar nesse assunto e aprender de forma detalhada como superar seus concorrentes, recomendamos a leitura do nosso artigo que oferece 5 dicas essenciais para se destacar neste mercado competitivo. Clique aqui.

 

Valorize a gestão de produtos

Mais importante do que possuir um bom estoque é saber geri-lo, ainda mais se tratando de materiais de construção, pela sua grande variedade de produtos e finalidades. É preciso saber organizar os produtos por categorias, da maneira mais didática possível, levando em conta as necessidades de seus clientes. Lembre-se de que muitos deles podem não ser profissionais de construção e, portanto, não conhecem a fundo este mercado. Outro trabalho fundamental é fazer um controle permanente do estoque, repondo periodicamente e de maneira inteligente.

Baixe a planilha de controle de estoque ao final deste post.

Mantenha o controle financeiro da loja

Saber administrar o fluxo financeiro é fundamental para o sucesso de uma loja de materiais de construção. Um bom começo é planejar os investimentos necessários para aprimorar os resultados dos negócios. Mantenha o controle dos registros de operações mais importantes, como controle de caixa, controle de bancos, controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, entre outros.

Proporcione conforto ao seu cliente

Além de uma boa variedade de produtos, todo cliente procura comodidade em todos os sentidos. É importante fazer com que ele se sinta confortável dentro de uma loja, desde quando chega ao ambiente, oferecendo uma boa localização e um estacionamento prático. O conforto deve continuar na compra, oferecendo condições de pagamento e facilidades na entrega dos produtos. Acredite, estes detalhes são decisivos numa venda de materiais de construção.

Estabeleça boas parcerias

Ter uma boa rede de fornecedores, profissionais e prestadores de serviços é vital para a segurança nas vendas e a certeza de que o seu cliente receberá o melhor produto, com as melhores garantias de entrega e desempenho. Portanto, não poupe esforços para firmar e fidelizar boas parcerias.

Invista no atendimento

Responda com sinceridade: qual cliente não gosta de ser bem atendido numa loja, especialmente no segmento de materiais de construção? Portanto, capacitar continuamente a equipe é uma decisão inteligente, que vai gerar bons frutos. É importante que todos os funcionários conheçam os produtos e serviços da loja. Saber um pouco de psicologia também é muito válido, para que se possa entender a necessidade do cliente. Lembre-se de que a maioria dos clientes está realizando o sonho de construir ou reformar a sua casa e eles precisam de vendedores que entendam este sentimento e dividam com eles esta alegria. Saber ouvir e extrair dos clientes suas reais necessidades e desejos cria um relacionamento com o cliente que vai além da venda do produto

Monte um layout estratégico da loja

Um bom layout valoriza qualquer loja. Se tratando de materiais de construção, este quesito pode fazer toda a diferença. Ter uma exposição chamativa e prática dos produtos no ponto de venda pode facilitar a vida do cliente. Por exemplo, os segmentos de maior fluxo de vendas devem estar posicionados em pontos estratégicos, para serem visualizados com mais facilidade. Além disso, destaque bem as promoções e condições de pagamento da loja.

Ainda sobre o layout estratégico na loja, valorize fornecedores que investem em materiais de ponto de venda. Todo cliente gosta de entrar num corredor e ser impactado por um design agradável que destaque de maneira positiva determinada marca ou produto, comunicando seus benefícios e diferenciais. A Víqua, pela sua larga experiência no relacionamento com seus clientes, sabe dessa importância e dispõe de um kit variado de peças de divulgação em pontos de vendas. Acesse agora o nosso site e conheça os nossos materiais.

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